Afinal, o que é segurança patrimonial?

Afinal, o que é segurança patrimonial?

A segurança é uma necessidade para a qual todos os seres vivos estão naturalmente equipados, direta ou indiretamente. Trata-se, sobretudo, de uma questão de sobrevivência do indivíduo ou do seu grupo no ambiente em que vive.

No caso das sociedades humanas, desde tempos muito remotos, além da segurança dos indivíduos, surgiu também a necessidade de segurança do patrimônio e das atividades. O esforço para a garantia de manutenção dos bens passou a exigir muito mais atenção de cada um e, hoje, constitui um investimento imprescindível para as empresas e para os indivíduos, com vistas à garantia de sua integridade.

Continue com este post e saiba, afinal, o que é segurança patrimonial.

O que é segurança patrimonial?

A segurança patrimonial encerra um elenco de iniciativas com vistas a garantir que determinado patrimônio permaneça livre de intervenções de terceiros, como danos, assaltos e furtos, por exemplo. As medidas envolvem a implantação de procedimentos e  a utilização de equipamentos que garantam a segurança pretendida.

Assim, a intenção é proteger os bens, de maneira geral, como recursos financeiros, projetos, veículos, equipamentos e instalações, entre tantos outros. Do mesmo modo, também é parte dos objetivos a incolumidade física da pessoa, a proteção da residência e do patrimônio de que dispõe.

Dessa forma, a estratégia de segurança patrimonial aplica-se principalmente às empresas, aos condomínios e aos imóveis residenciais. E, por tratar-se de um ramo da segurança privada, a atividade é regulada em todo o país pela Portaria No 3.233/2012-DG/DPF, da Polícia Federal.

Quais suas principais vantagens?

De modo geral, os trabalhos de segurança patrimonial não apenas protegem, mas, em muitas situações, viabilizam a própria atividade. Assim, são exemplos os casos de empresas que operam com objetos de grande valor, assim como a guarda e o transporte de dinheiro em espécie.

Nesse sentido, suas principais vantagens podem ser assim relacionadas:

Prevenção

Os serviços de segurança patrimonial constituem, principalmente, iniciativas de prevenção contra perdas e instabilidades provocadas por terceiros. Nesse sentido, são as medidas preventivas que permitem a sensação de tranquilidade para se manter o foco na atividade fim.

Inibição de criminosos

Embora os cuidados com o patrimônio sejam necessários para todos, algumas atividades são especialmente visadas por criminosos. Desse modo, segmentos que estão na mira de assaltantes se beneficiam particularmente das medidas de segurança patrimonial. A presença do aparato operacional (câmeras, portarias, alarmes) é um forte instrumento inibidor da ação de criminosos.

Alerta para autoridades policiais

Qualquer ocorrência que coloque em risco a empresa, o condomínio ou a residência por ação de terceiros mal-intencionados pode exigir a presença de autoridades policiais. Assim, o trabalho de acompanhamento permanente da segurança patrimonial implantada permite o acionamento imediato da polícia de modo rápido e efetivo.  

O que fazer para ter segurança patrimonial?

A melhor maneira de dispor das instalações e serviços necessários consiste na contratação de uma empresa especializada em segurança. O conhecimento e a experiência permitem a realização de uma análise técnica das circunstâncias, assim como do local e dos meios mais adequados e necessários para o seu efetivo cuidado.

Nesse sentido, todo investimento em segurança deve ser feito com base nas necessidades e vulnerabilidades específicas de cada caso. Por essa razão, a avaliação de uma empresa experiente é essencial para a melhor resposta para a segurança patrimonial de sua empresa ou condomínio.

Se você gostou deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Eles serão gratos pelas dicas de segurança.

Deixe uma resposta

Fechar Menu