Cuidados que devemos tomar com crianças no Halloween

O Halloween é muito comemorado nos Estado Unidos. Os americanos tem uma tradição em que se acreditava que na noite do dia 31 de Outubro, os espíritos dos mortos regressavam para visitar suas casas, amaldiçoar animais e as colheitas. Assim, se tornou costume utilizar símbolos e objetos cujo objetivo era afastar os maus espíritos.

Hoje em dia se utilizam fantasias de bruxas e outros seres assustadores, alem de objetos temáticos e abóboras com expressões humanas, iluminada através de uma vela acesa.
Também tem a brincadeira cujas crianças fantasiadas dizem “Gostosuras ou travessuras”, em que o visitado dá doces aos pequenos, caso contrário elas assustam os moradores ou “pregam alguma peça”, tudo isto é um sentimento festivo e amistoso.

No Brasil este costume também existe ainda que não tão forte como nos EUA, sendo também chamada de Dia das Bruxas. É comum a adoção das fantasias, dos filmes temáticos de horror ou de Halloween, e outros costumes.

A brincadeira de distribuição de doces também acontece, ainda que com menos intensidade.

Halloween em Segurança

Como em toda época comemorativa, é importante redobrar a atenção em relação a segurança das crianças.

É essencial haver sempre um adulto por perto, sendo responsável pelas crianças. Evite deixar um irmão mais velho tomando conta dos pequenos, afinal caso algo inesperado ocorra, um menor de idade pode não saber agir da melhor maneira.

Nos condomínios é possível que existam regras quanto a datas comemorativas, orientem os seus filhos a respeitarem as normas na hora da brincadeira e não incomodar quem não quiser participar.

Tome cuidado com doces vindos de estranhos. Deixe as crianças com fitas reflexivas, luzes ou algo que emita/reflita luz para que as crianças possam ser enxergadas no escuro, principalmente por veículos, uma vez que por mais que se tenha cuidado, pode ocorrer da criança sair de perto de um adulto e ir parar na rua.

Os complementos das fantasias devem ser feitos de materiais que sejam leves, macios e flexíveis e que não machuque seus filhos ou os filhos de terceiros. Evite colocar fantasias que as crianças possam se tropeçar nelas, como capas longas até o chão por exemplo.

Se for utilizar tintas fantasia ou maquiagens, teste antes de passar na criança para verificar se não causará um incômodo ou alergia.

Cada câmera instalada no local pode auxiliar no cuidado, ainda que não isente a necessidade de se manter atento aos pequenos.

Seguindo estas dicas, você evita que uma data tão festiva se torne uma verdadeira história de terror. Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"