6 dicas essenciais para fazer a manutenção de veículos da empresa

6 dicas essenciais para fazer a manutenção de veículos da empresa

Quem trabalha com logística e gerenciamento de frota sabe que não realizar uma manutenção apropriada pode aumentar significativamente os gastos de uma empresa. As intervenções corretivas que são feitas quando os veículos quebram ou falham, além de deixarem as máquinas fora de operação, possuem um gasto muito elevado.

Por isso, a manutenção de veículos deve ser sempre realizada preventivamente. Isso quer dizer, seguindo as especificações do manual e intervindo periodicamente nos carros. Dessa forma, é possível mantê-los em operação e garantir a confiabilidade.

Para ajudá-lo a reduzir os custos com a manutenção de veículos da sua empresa, separamos neste post 6 dicas de manutenção preventiva que não podem deixar de ser seguidas. Confira!

1. Possua fornecedores eficientes e de qualidade

As tarefas de manutenção exigem diversos itens e peças para a sua realização. Por isso, possuir fornecedores eficientes e de qualidade podem impactar bastante no desempenho das atividades.

Desse modo, evita-se atrasos na manutenção e consegue-se manter os veículos sempre em operação.

2. Tenha uma equipe competente

Para que as intervenções sejam bem-feitas e não ocorram quebras nos veículos, é preciso que a empresa tenha uma equipe bastante competente. Portanto, independentemente de serem os mecânicos que realizam as tarefas de manutenção ou os analistas que acompanham os veículos, é imprescindível que a empresa tenha profissionais preparados. Isso ajuda a garantir a frota em operação e reduz os custos com a manutenção.

3. Acompanhe o desgaste dos pneus

É fundamental que as empresas periodicamente façam inspeções e acompanhem o desgaste dos pneus. Além de serem essenciais para a segurança do veículo, esses componentes podem também impactar no consumo de combustível da frota.

Por essas razões, é importante seguir um cronograma de trocas. Isso garantirá a segurança dos carros e evitará que eles apresentem um consumo de combustível elevado.

4. Mantenha um histórico das manutenções

Manter um histórico com as intervenções realizadas em todos os veículos da frota permite maior controle sobre a manutenção. Além disso, essa atitude garante que intervalos entre as intervenções preventivas sejam devidamente seguidos.

Esse registro pode ser feito em uma planilha ou em um sistema integrado para manutenção em frotas. O importante é que os veículos sejam controlados e se conheça a situação de cada um deles.

5. Realize o gerenciamento das rotas

Outra dica é realizar o gerenciamento de rotas e fazer com que os veículos sigam percursos previamente determinados. Isso garante que eles rodem somente em estradas boas e evitem pegar trechos ruins que possam danificar os veículos e aumentar os gastos da empresa com a manutenção da frota.

6. Faça o rastreamento dos veículos

O rastreamento dos veículos garante a segurança dos veículos e funcionários e assegura que os motoristas não saiam das rotas preestabelecidas. Além disso, ele ajuda também na manutenção da frota.

Isso porque, por mais que os procedimentos preventivos sejam seguidos, os veículos estão susceptíveis a quebras e acidentes. Manter os veículos monitorados por satélite ajuda as empresas em caso de falhas ou mau funcionamento dos veículos. Pois, dessa forma, é possível rapidamente rastreá-los e fazer o atendimento in loco. Assim, atrasos são evitados e a empresa não é tão prejudicada.

Aprendeu como fazer a manutenção de veículos em uma frota? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar também seus colegas de profissão!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu