6 dicas fundamentais para quem quer evitar furtos na sua empresa

6 dicas fundamentais para quem quer evitar furtos na sua empresa

Quando o balanço não fecha como deveria, muitos gestores começam a desconfiar de desvios internos e, em muitos casos, estão certos. Mas como evitar furtos na sua empresa? Essa é uma preocupação cada vez maior das organizações e nós temos algumas dicas infalíveis para ajudar a resolver esse problema.

Conheça agora seis dicas simples, mas muito eficientes, para evitar furtos na sua empresa:

1. Dedique maior atenção ao controle de estoque

Se o risco de desvios é grande com um software de gestão de estoque, imagine controlar tudo por meio de planilhas eletrônicas? Trabalhar no estoque pode ser tentador para algumas pessoas, principalmente se não houver a vigilância necessária no local.

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, procure dedicar maior atenção ao estoque. Estude o processo logístico e busque identificar pontos facilitadores, tanto nas operações físicas quanto virtuais (registros no sistema). Um controle maior sobre a entrada e saída de mercadorias pode ser uma ótima solução.

2. Conscientize seus colaboradores

Outra dica importante para evitar furtos na sua empresa trata-se da conscientização da sua equipe quanto aos riscos, atitudes e consequências. Eles devem compreender que esses desvios são prejudiciais não só para a organização, mas também para eles.

Explique que a taxa elevada de furtos leva a redução do índice de rentabilidade e os salários, comissões e premiações não poderão ser melhorados como deveriam.

3. Aplique treinamentos práticos

Só a conscientização pode não ser suficiente. Uma alternativa é exigir treinamentos para demonstrar na prática como uma atitude correta pode contribuir para evitar furtos na sua empresa.

Para isso, prepare um conteúdo que envolva questões de posicionamentos corretos dentro dos ambientes mais propícios a roubos, tipos de comportamentos que devem ser adotados e abordagens que devem ser feitas diante de uma situação real de roubo.

4. Ilumine ambientes escuros

Ambientes com pouca iluminação, principalmente dentro do estoque, são um grande facilitador de pequenos furtos. Sendo assim, localize esses pontos o quanto antes e ilumine-os. Procure instalar lâmpadas sempre fora do alcance das pessoas. Essa atitude ajudará muito.

5. Instale espelhos

Para inibir ainda mais os riscos de furtos dentro da empresa, após iluminar ambientes escuros, instale também espelhos para que as pessoas possam estar sempre sobre o olhar de outras, independente do local que estejam dentro da empresa. Dessa forma, além de você identificar as pessoas que se aproximam com antecedência, pode-se manter discretamente os olhos nelas.

6. Use um sistema de segurança eletrônica

O alto índice de roubos internos está levando muitas organizações a buscarem soluções cada vez mais eficientes e definitivas para combatê-los. Uma dessas soluções é o sistema de segurança eletrônico. Além de poupar o tempo das pessoas preocupadas em vigiar, os furtos terão uma redução significativa pela grande inibição que esse tipo de serviço proporciona.

Alarmes, câmeras de vigilância e rastreamento veicular são alguns dos serviços mais eficientes, pois dão à empresa o poder de monitoramento que precisa para eliminar de vez qualquer chance de furto. E a Ita proteção 24 horas tem a solução.

Todos os dias, pequenos roubos podem acontecer e os gestores só se darão conta disso quando o prejuízo for grande. Isso afeta diretamente nos resultados, impedindo o crescimento da taxa de lucratividade do negócio.

Use essas dicas de como evitar furtos na sua empresa e mude esse cenário. Proteja o seu patrimônio!

E aí, gostou das dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude também outras pessoas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu