Afinal, como funciona o seguro para moto?

Afinal, como funciona o seguro para moto?

O seguro para moto funciona exatamente da mesma maneira do que o para carros. Ambos estão enquadrados no modelo de seguro de automóveis e, por isso, respondem às mesmas regras, regulamentos e taxas. Porém, nem todas as seguradoras aceitam o contrato de seguro total para motos, visto os altos riscos de sinistros e acidentes.

O preço da apólice tende a variar dependendo da região de contratação, da idade de quem vai pilotar e do uso que será feito do veículo. A tendência é que quanto mais novo o motorista, mais caro o seguro será. Por esse motivo, sempre existe a opção de resguardar o automóvel contra furtos e roubos, ignorando os demais serviços ofertados pela seguradora.

Nesse caso, vale ressaltar que essa modalidade é dificilmente aceita pelas empresas de seguro e normalmente existe a exigência de uma cilindrada mínima — ordinariamente acordada em 200 cilindradas em São Paulo e no Rio de Janeiro — para que a contratação seja uma opção.

Deixando essas particularidades de lado, vamos entender quais vantagens um seguro para moto total pode propiciar para você, para sua empresa e para a segurança logística? Confira!

Ressarcimentos em casos de roubo

Ao fazer uma entrega não podemos excluir bairros pelo seu nível de roubos. Assim, a moto da empresa sempre corre o risco de ser perdida e o prejuízo pode ser alto se não houver uma cobertura que ressarça essa perda.

Assistência 24 horas

Falta de combustível, pane mecânica e pneus furados são alguns deslizes que podem circundar a rotina de um entregador. Assim, para manter a integridade do colaborador, bem como a manutenção do bem da empresa — a moto —, alguns tipos de apólice ofertam assistência 24 horas.

Moto rastreada

Além da segurança do colaborador e da proteção do veículo, segurança logística envolve o controle de rotas de entrega e consumo de recursos. Optando por contratar um sistema de rastreamento para motos, é possível mensurar gastos desnecessários, além de existir uma chance de recuperar o veículo caso haja um roubo.

Moto extra para beneficiários do seguro para moto

Para evitar de deixar colaboradores ociosos pela falta de um veículo por motivos mecânicos ou de perda, é possível recorrer ao serviço de moto reserva. Esse tipo de contratação pode ser feita no momento em que é necessária. Nela o segurado paga uma parte do valor de aluguel de uma motocicleta popular e pode usufruir desse automóvel durante o período contratado.

Descontos em oficinas

Como as manutenções em motos são uma constante, ainda mais para quem rege uma frota, o custo de oficinas é algo a se pensar. Seguradoras que possuem parcerias com mecânicos podem ajudar na redução desse custo, evitando gasto exacerbado nas revisões, por exemplo.

De um modo geral, a contratação de apólices para assegurar motocicletas apresenta uma série de vantagens, trazendo segurança logística para o empreendimento. Contraponto a isso, seus custos são mais elevados que a dos carros se considerarmos o valor do veículo segurado. Nesse caso, para entender se vale ou não a pena investir no seguro para moto, é interessante considerar o que é mais caro: a perda do bem da empresa, sem ressarcimento, e o colaborador ocioso, sem ferramenta de trabalho, ou o custo da apólice para cobrir acontecimentos comuns.

Antes de ir fazer os cálculos para considerar o que é mais rentável, dê uma curtida em nossa página no Facebook. Por ela você fica sabendo sobre novos conteúdos que estamos produzindo e sobre notícias de nossa empresa. Além disso, qualquer dúvida que você tiver é só chamar a gente por lá!

Deixe uma resposta

Fechar Menu