Tudo o que você precisa saber sobre treinamento de motoristas!

Tudo o que você precisa saber sobre treinamento de motoristas!

Qualquer que seja a sua frota, quando o veículo está circulando é a sua empresa que está se expondo nas ruas ou nas estradas. A aparência do veículo e o comportamento do motorista no trânsito denunciam ou qualificam a sua gestão.

Desse modo, capacitar a sua equipe de motoristas é seguir uma tendência forte do mercado como quesito de competitividade. Por outro lado, o treinamento constante resulta, no mínimo, em investimento garantido no seu cartão de visitas nas ruas.

Qualquer que seja a sua empresa, os motoristas devem estar afinados com as características e com as principais políticas de relacionamento, de segurança e de aprimoramento implantadas. Uma das formas de conseguir isso é pela capacitação permanente da equipe.

Acompanhe este post e veja o que precisa saber para o adequado treinamento de motoristas em sua empresa.

Diagnóstico da equipe

Promova um levantamento com vistas a identificar os principais aspectos que caracterizam a sua equipe e o que precisa ser adequado. A partir de um diagnóstico feito em função dos padrões da empresa, defina o quadro de treinamentos necessários.

Aproveite para ouvir as principais expectativas dos motoristas que trabalham com você. Isso aumenta o envolvimento com o processo de capacitação e conduz a melhorias nos resultados obtidos.

Grade essencial de treinamento

Além do que for particularmente identificado como demanda de treinamento para a sua equipe, existe uma grade essencial de capacitação para motoristas que deve ser periodicamente implantada.

Assim, você pode considerar o seguinte conteúdo básico para os treinamentos que forem implantados:

  • aspectos econômicos do transporte rodoviário;
  • manutenção e cuidados básicos com o veículo;
  • segurança no trânsito (vias urbanas e rodovias);
  • primeiros socorros em acidentes.

Comprometimento da equipe

Conduza a relação com a sua equipe de modo que consiga sensibilizá-la a fim de obter o reconhecimento da importância de treinamentos permanentes. Do mesmo modo, obtenha de cada um o comprometimento com a política da empresa de aperfeiçoamento constante e melhoria da produtividade.

A iniciativa anteriormente apontada de ouvir as expectativas da equipe facilita a obtenção desse comprometimento.

Condicionamento físico e psicológico

Dirigir por longas horas — às vezes, durante dias — é muito estafante e exige adequado condicionamento físico e psicológico para a performance ideal. Assim, considere as necessidades dos seus motoristas e oriente-os para a importância do adequado aprimoramento físico, dos cuidados com o repouso necessário, do lazer e da saúde em geral.

Gestão da equipe

Uma boa gestão da sua equipe permite maior entrosamento com os motoristas e facilita o entendimento das reais necessidades e demandas por treinamento.

Por outro lado, também facilitará em reconhecer o aproveitamento resultante das capacitações, isto é, como tem sido aplicado o treinamento oferecido.

Políticas profissionais e da empresa

Mantenha a sua equipe devidamente instruída sobre as diversas políticas da profissão e da própria empresa. Assim, dedique parte do processo de capacitação à explanação dessas políticas, em especial aquelas relacionadas:

  • à ética profissional;
  • à saúde;
  • à segurança;
  • ao meio ambiente.

Tópicos especializados

Além de todos esses já apontados, determinados segmentos exigem formação adequada para o tipo de transporte e natureza da carga que transportam. Eles requerem conteúdo diferenciado e específico em função daquela natureza.

Assim, sempre haverá a necessidade de especialistas complementando a formação de seus motoristas durante os períodos de capacitação e na formação de condutores especializados.

Com essas dicas sobre o processo de treinamento de motoristas, você poderá promover e manter os componentes da sua equipe nas melhores condições de capacitação, para eles próprios e para a empresa.

Aproveite e veja também como é importante o uso de tecnologia para a segurança da sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu