fbpx
Casa Inteligente, Quarta Revolução Industrial e a Internet das coisas

Casa Inteligente, Quarta Revolução Industrial e a Internet das coisas

Estamos entrando na Quarta Revolução Industrial, período do qual há grandes transformações na vida das pessoas graças ao avanço tecnológico.

Neste artigo trazemos algumas novidades sobre o conceito de Casa Inteligente, que só é possível graças a Internet das Coisas, sendo esta uma característica deste novo momento da humanidade.

Entendendo as mudanças

Uma das novidades é a Internet das Coisas, que permite a diversos dispositivos se conectarem, processarem informações, e executarem tarefas de forma automática ou com apenas um clique.

Além da tendência a praticidade e intuitividade na utilização de dispositivos, há diversas outras vantagens na automatização, como o conforto e a segurança.

Graças a conexão entre os dispositivos inteligentes será possível programar uma cafeteira pelo celular para ter um café quentinho e pronto assim que chegar em casa, por exemplo. Outra possibilidade será o controle de entrada e saída de um empregado doméstico a distância, dentre outras infinitas possibilidades.

Também será mais fácil economizar, afinal quando podemos controlar diversos sistemas remotamente, podemos ligar apenas o que precisamos e na hora que quisermos, ou até mesmo desligarmos algum dispositivo que esquecemos ligado.

Novidades previstas

  • Eletrodomésticos Inteligentes.

Cafeteiras, máquina de lavar louças ou roupas, geladeiras, fornos. Estes e outros dispositivos agora tem a possibilidade de serem programados remotamente e farão tudo de forma automática, trazendo comodidade para o usuário.

Alguns deles poderão até mesmo se interligar a redes de prestadores de serviço, como por exemplo supermercados, que poderão receber uma lista de produtos assim que os mesmos estiverem acabando, para que o supermercado se encarregue do envio.

  • Lâmpadas Inteligentes.

As lâmpadas podem ser ligadas de forma programada ou à distância pelo celular, além de possibilitar uma variedade de cores e intensidades. Também podem serem programadas para apagar e acender em horários pré-determinados.

Será possível analisar os horários em que elas são ligadas e em qual intensidade, possibilitando um planejamento que permita economizar energia.

  • Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais não são exclusividade de celulares, também existem versões para casas.

Eles funcionam por comando de voz e podem auxiliar cada vez mais nas tarefas de casa.
Ao seres conectados a um equipamento smart speaker isto fica ainda mais prático, possibilitando que todos os dispositivos sejam controlados pela voz.

  • Controle de Acesso

As fechaduras também serão inteligentes, permitindo que se tranque e destranque pelo celular, além de programar a visita de amigos, familiares e prestadores de serviço apenas em dias e horários programados além de visualizar sua entrada e saída.Isto se aplica tanto a fechaduras internas quanto externas.

É provável que muitas pessoas achem problemático e trabalhoso ficar monitorando isto a todo momento ou que possa haver a possibilidade de usuários inexperientes abrirem a casa e a deixarem vulnerável.

Para evitar problemas, é possível contratar empresas especializadas em segurança patrimonial, que podem monitorar os controles de acesso e também os alarmes, as câmeras e todo o sistema de segurança.

Assim você tem uma empresa tomando as medidas necessárias para quando você estiver ausente, sem bateria no celular ou simplesmente não saber quais medidas tomar diante das situações de perigo.

  • Sistemas de segurança

Sensores de presença interligados a alarmes, e sua conexão com sistema de câmeras já são uma realidade. Tais sistemas podem ser interligados a fechaduras eletrônicas para garantir maior segurança.

Para evitar brechas na segurança em momentos que você vai estar sem celular ou ocupado, é importante haver uma empresa de monitoramento, que vai estar sempre monitorando o sistema de segurança e agir de forma rápida e eficiente quando algum evento estranho ocorrer, te ligando assim que possível para te informar do ocorrido.

  • “Espelhos” inteligentes

A previsão é de daqui a poucos anos você poderá ver a sua imagem refletida não apenas em espelhos tradicionais. Os espelhos inteligentes permitem mostrar feeds de notícias, vídeos e outras informações, além de funções incríveis como o Hi Mirror que avalia a pele e dá dicas de cuidados.

Conclusão

Embora muitas soluções estejam ainda em desenvolvimento, muitas já estão disponíveis, para lhe dar mais conforto, economia e segurança. Nos siga no Linkedin, Facebook e Instagram para receber mais informações e novidades.

E você? Vai esperar até quando para ter maior economia, conforto e segurança?

Deixe uma resposta

Fechar Menu