5 Dicas de Como Economizar no Condomínio Sem Perder Qualidade de Vida

5 Dicas de Como Economizar no Condomínio Sem Perder Qualidade de Vida

Os altos gastos com o condomínio podem se tornar um pesadelo.
Embora o abusos sobre o uso de coisas que gastam água, luz e gás sejam impactantes, não são os únicos fatores que influenciam esta conta. A falta de um planejamento de gestão, mau aproveitamento dos recursos e má administração de custos podem ser determinantes para que o condomínio fique barato ou caro.

Salientamos  que as medidas para resolver o problema devem ser tomadas em conjunto entre funcionários, zeladoria e condôminos. Algumas dicas:

1. Energia Elétrica

Existem diversas maneiras de economizar energia que vão desde a conscientização acerca do consumo de energia do condomínio até em medidas como a substituição de lâmpadas escandescentes por fluorescentes que economizam por volta de 80% de energia, ou até mesmo por lâmpadas de LED que economizam ainda mais.

Realizar manutenção preventiva é outra medida que embora a curto prazo seja um custo a médio prazo economiza bastante, uma vez em que a manutenção corretiva além de gastar mais em si, faz com que o gasto de eletricidade possa ser maior enquanto o problema não for identificado e resolvido.

Além disto a implementação de energia solar é algo a ser avaliado e pode ser vantajoso a médio prazo.

2. Economia de Água

Para os vasos sanitários de áreas comuns a descarga que conta com dois estágios, um para cada necessidade, somada a conscientização pode ter efeito significativo. Torneiras com sensores também são um ótimo investimento.

A reutilização de água da chuva para atividades que possibilitam este uso, somada a outros fatores resultarão em uma economia satisfatória.

3. Inadimplência

É importante combater a inadimplência quando esta se torna rotina, pois quando os casos de inadimplência aumentam isto pode comprometer o orçamento.

É recomendável que a princípio se busque dialogar com o inadimplente, negociando com este de forma amigável, dentro das regras do condomínio. Caso as tentativas de negociação não surtam efeito, então parte-se para o processo judicial de cobrança.

4. Planejamento

Planejamento é um fato essencial para todas as áreas da vida, individual e coletiva, e com o condomínio não é diferente. Ter um calendário de ações, planilha financeira,manutenções preventivas datadas, registro de índices para tornar possível uma reavaliação e aprimoramento do planejamento financeiro, quando bem feitos, resulta não apenas em redução de gastos e melhor aproveitamento financeiro, quanto também na melhoria de qualidade de vida dos condôminos. Ter um Plano de Segurança para Condomínios também pode ajudar bastante a evitar prejuízos e economizar neste tipo de investimento.

5. Participação Coletiva

Embora esta dica seja bem clichê ela é capaz de mudar completamente a realidade de um condomínio. Mesmo não sendo uma tarefa inicialmente fácil, com o tempo ela pode ser extremamente proveitosa e satisfatória.

Com uma participação ativa dos condôminos podem surgir ideias inteligentes e alternativas interessantes para a gestão do orçamento do condomínio, além de gerar maior conscientização, uma vez que as pessoas valorizam muito mais o que elas constroem junto e compreendem do que algo em que elas não tem participação direta, resultando assim num aproveitamento ainda maior.

BÔNUS: Redução de Gastos com Funcionários

Se trata da maior despesa em um condomínio. Gastos exorbitantes e mau administrados podem comprometer completamente a saúde econômica da gestão. Por isto é importante estar sempre atento ao mínimos detalhes em relação aos funcionários.

Terceirizar o serviço costuma ser uma ótima solução, mas o uso da tecnologia pode intensificar a economia e ainda ganhar em qualidade.

Portaria Virtual: Maior economia e mais Segurança

Em relação ao porteiro físico pode ocorrer dele carregar as sacolas de um condômino, mesmo sendo um desvio de função, e então deixar a portaria vulnerável naquele momento. Além disto porteiros podem ser rendidos por bandidos e feitos de refém causando um efeito inverso: ao invés de proteger, ele pode ser coagido a liberar acessos de todo o condomínio. Além de tudo a atenção de um ser humano varia e reduz durante a jornada de trabalho.

Já com a Portaria Virtual e sua moderna tecnologia, os funcionários e moradores tem acesso eletrônico ao condomínio, enquanto entregadores e visitantes entram em contato com a central e precisam ter o acesso liberado por um condômino para acessar o condomínio. Além disto com o sistema associado a alarmes e câmeras, isto garante maior segurança, uma vez que o visitante/entregador é vigiado mesmo após ter o acesso liberado.  Um sistema semelhante pode ser implantado em relação aos veículos.

Além  de toda esta vantagem em segurança e eficácia ainda se economiza nos gastos, uma vez que a portaria virtual 24 horas substitui vários porteiros, que no mínimo revezariam entre turnos, não tem encargos trabalhistas e os custos são menores, pelo fato de boa parte do trabalho que antes era humano e mais falho, agora é tecnológico e mais eficiente.

Contrate já uma empresa especializada.

Deixe uma resposta

Fechar Menu