Segurança eletrônica ou fìsica: qual a melhor para sua empresa?

Segurança eletrônica ou fìsica: qual a melhor para sua empresa?

A proteção do patrimônio da empresa é um assunto que faz parte do dia a dia de qualquer gestor. Como manter bens organizacionais a salvo? Quais as melhores soluções para promover a defesa?

Hoje o mercado conta com soluções cada vez mais comuns de segurança eletrônica e física, mas é bom saber as diferenças entre elas para alcançar os melhores resultados em seu negócio?

Quer entender um pouco sobre segurança empresarial? Então confira este artigo e descubra as diferenças e propósitos de cada uma delas!

A segurança física

Esse é o modelo de guarda que corresponde às formas de evitar ou retardar invasões, garantindo uma resposta física, como o nome diz, na prática. O foco principal é investir em formas mais protetivas, como portas resistentes e trancas em armários e gavetas.

Uma solução muito buscada entre gestores é criar um sistema de segurança física em função das ameaças comuns, portanto, o nível de seguridade depende diretamente de uma avaliação do risco do ambiente em que a empresa funciona, levando em conta fatores internos e externos.

Entendendo os prós e contras

Não há barreira física impenetrável, portanto, o foco deve ser atrapalhar a invasão para que a equipe responsável chegue a tempo de interceptar os invasores.

Esse é um princípio básico da segurança física que deve ser compreendido para fazer as escolhas corretas. Mas não subestime seus benefícios: muitas vezes, os obstáculos físicos podem desmotivar os intrusos a tentarem violar sua empresa.

Definindo os pontos fracos

O primeiro passo ao montar um planejamento de proteção física é definir os pontos fracos no negócio, pois serão eles os primeiros a serem atacados em uma possível invasão. A ideia é fazer uma proteção preventiva desde a entrada até o acesso às informações mais importantes.

Lembre-se de que o objetivo é retardar um acesso indevido, então quanto mais dificuldade de acesso, melhores os efeitos desse modelo.

Criando elementos surpresas

Ao definir um elemento surpresa no meio físico, é possível que haja uma efetiva proteção dos bens que estão sob guarda.

Imagine que alguém consiga violar uma porta de acesso: o gestor pode optar por usar como auxílio um sensor ou um sistema de luzes para espantar o agressor. Isso mostra que, mesmo que o gestor escolha primordialmente o modelo físico, aparelhos eletrônicos podem funcionar como suporte.

Analisando as possíveis falhas humanas

Resta claro que o objetivo da segurança física está voltado para evitar o acesso de invasores a determinados espaços e documentos. Muitas estratégias foram criadas para isso, mas é importante que você, como gestor, saiba definir quais são os focos da empresa e como eles podem ser resguardados.

Afinal, a defesa do patrimônio do negócio é um ponto que deve ser, como regra geral, interesse de toda a equipe. Pensando nisso, falhas importantes devem ser destacadas:

  • acesso não autorizado;

  • partilha de códigos de forma indevida;

  • revelação de questões de segurança importantes.

A segurança física envolve um controle mais rígido sobre profissionais que têm acesso a determinadas informações, por isso, treinamentos sobre a postura dos responsáveis é algo que deve acompanhá-la.

A segurança eletrônica

A segurança eletrônica, por outro lado, é uma solução cada vez mais comum entre gestores pelos seus efeitos de alto impacto nas empresas. Muitos empreendedores acreditam que o cuidado patrimonial está evoluindo e formas de defesa com tecnologia devem ser aplicadas em auxílio ao modelo físico para alcançar a máxima proteção.

Objetivos principais

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos estabelecimentos monitorados em tempo real, com aparelhos eletrônicos de acesso, ferramentas de rastreio, etc. Vale entender um pouco mais sobre os objetivos dessa escolha.

Inibir

Estabelecimentos que demonstram ter soluções eletrônicas têm um potencial muito maior de inibir a entrada de intrusos. Câmeras de vigilância por exemplo, além de permitir a visualização do que está acontecendo, funcionam para espantar vândalos que não querem ser expostos — afinal, tudo será registrado no sistema.

Detectar

Sensores de presença são ótimas ferramentas para empresas que querem proteger dados. Aliados com a segurança física, a proteção ao patrimônio fica muito mais eficaz e pode surpreender pessoas mal intencionadas.

É importante frisar que sistemas eletrônicos e físicos não dependem uns dos outros, mas podem ser usados em conjunto para alcançar melhores resultados. Dessa forma, fica mais difícil violarem espaços não permitidos e, caso isso aconteça, torna-se fácil detectar onde estão as presenças não autorizadas.

Comunicar

De nada adiantaria um sistema de detecção, se não houvesse um ponto de comunicação para os gestores ou para as autoridades competentes. Atualmente, o mercado conta com soluções que após identificarem a quebra de segurança entram em contato por meio de internet, sistema de rádio e sinal de celular.

Dessa forma, gestores podem ter muito mais estabilidade na hora de promover a proteção de bens e informações do negócio.

Modelos de segurança eletrônica

Diversos empreendedores já buscam ferramentas tecnológicas para aumentar a defesa empresarial e algumas podem servir de modelo para suas escolhas.

Monitoramento 24 horas

Certas escolhas trazem o sossego no mundo comercial e uma delas é a implantação de um monitoramento 24 horas. Essa é uma maneira de estar sempre em contato com o que está acontecendo no estabelecimento, podendo, além de repelir invasores, ter a certeza de que em eventualidades todas as ações estejam registradas.

Portarias digitais

O aparelho de interfone é, como regra, um dos primeiros acessos de qualquer pessoa externa às dependências do seu negócio. Interfones digitais e portais virtuais servem para identificar pessoas e autorizar ou recusar o acesso delas.

Isso evita a proximidade física indesejável e possibilita maior preservação, tanto para seus bens quanto para sua equipe.

Alarme comercial

Alarmes comerciais estão entre as soluções mais comuns na atualidade. Conciliá-los com segurança física permite que, no caso de invasões, os agressores sejam surpreendidos com barulhos que chamam a atenção de vizinhos e desnorteiam intrusos.

A escolha do modelo de segurança correto

O mais recomendado é que você identifique quais são as principais soluções e aplique-as com auxílio de profissionais especializados na área.

Isso garante que as melhores ferramentas sejam indicadas e implementadas na empresa, proporcionando muito mais estabilidade e resguardo do patrimônio.

E então, leitor? Gostou de aprender um pouco mais sobre segurança eletrônica e física? Já faz ou pretende fazer uso de alguma dessas soluções no seu negócio? Não deixe de contar aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu