A cada dia que passa o mundo fica mais perigoso e isto faz com que nos preocupemos com segurança cada vez mais.
Portanto, não é atoa que ao desejar proteger nosso patrimônio, logo pensamos no alarme monitorado. Neste artigo explicaremos como funciona.
Como funciona a Central de Alarmes
O alarme monitorado é um sistema de segurança que é composto principalmente por uma central e sensores de alarmes, além dos equipamentos de apoio.
Ao todo são:
Central de Alarme – É o equipamento que “gerencia” todo o sistema de alarmes.
Sirene – Emite alarta sonoro alto quando o alarme é disparado, ao ocorrer infrações/invasões.
Controles – Permitem liberar acesso em portões, ativar/desativar o sistema de alarme e acionar alerta de pânico. As funções são programadas de acordo com a necessidade.
Receptora – Equipamento que recebe os sinais dos controles.
Painéis – Permitem controlar o sistema, ativar e desativar alarmes, isolar e desisolar setores, coação e pânico. Também é usado pelos técnicos para programar o sistema.
Sensores – Vão identificar as invasões e infrações.
Módulo – É um equipamento usado para adicionar funções ao sistema, como por exemplo, adicionar uma forma de comunicação entre a Central de Alarme e a Central de Monitoramento.
Botão Pânico – Quando o sistema possui o botão de pânico, ele emite um alarta silencioso para central ou polícia.
Como funciona o Monitoramento de Alarmes
O monitoramento eletrônico de alarmes é a recepção e análise dos dados enviados pelos equipamentos de segurança do local para a Central de Monitormaento
de uma empresa que presta o monitoramento.
A comunicação pode ser feita via linha telefônica, IP (internet) ou GPRS.
Quando há uma ocorrência, as atitudes devidas são tomadas pela empresa que monitora seu sistema de segurança.
Há ainda a possibilidade de integrar o sistema de alarmes à câmeras de segurança, em que ao alarme ser disparado, a visualização das mesmas abrem na central de monitoramento, trazendo mais eficácia ao monitoramento, porém este serviço exige profissionais qualificados.
Portanto, procure uma empresa séria e já estabelecida no mercado para não haver problemas e desconfie de preços muito baixos, o barato pode sair caro.
Como instalar a Central de Alarmes
Se tratando de segurança, estamos tratando um assunto sério.
A instalação dos equipamentos, assim como o monitoramento de alarmes é indicado para profissionais qualificados que trabalhem para empresas especializadas.
Não é raro pessoas instalarem equipamentos sem se preocuparem com a qualidade e depois terem problemas ou até mesmo ficarem desprotegidas sem terem ciência disto.
Então, cuidado ao contratar qualquer serviço e pesquise na internet sobre avaliações da empresa antes de contratar a instalação e o monitoramento.
Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo, aproveite e siga nosso perfil no Linkedin, Facebook e Instagram.
Para verificar nosso serviço de monitoramento de alarmes, clique aqui.
ITA 24 Horas
31 dez 2019Fique a vontade para comentar, dar sugestões ou fazer perguntas. 🙂