Saiba quais são as últimas novidades em segurança eletrônica!

Saiba quais são as últimas novidades em segurança eletrônica!

Está em busca de soluções para aumentar a segurança da empresa e se proteger de assaltos, arrombamentos e outros tipos de crimes? Uma opção bastante interessante é investir nas ferramentas de segurança eletrônica, que contam com o auxílio da tecnologia para impedir a ação de bandidos.

Os criminosos estão cada vez mais sofisticados e ousados. Para impedi-los de praticar diferentes delitos, as empresas de segurança têm investido em diversas novidades tecnológicas, melhorando os serviços de proteção física e patrimonial.

Se você ficou curioso para conhecer as últimas tendências do mercado, acompanhe o post a seguir!

O que é segurança eletrônica

Cada vez mais usada em todo o Brasil, graças aos avanços tecnológicos e à economia com mão de obra, a segurança eletrônica consiste no uso de equipamentos modernos e interligados para garantir a integridade de pessoas e bens materiais.

Trata-se de um recurso indispensável nas atividades de segurança patrimonial, que inclui tecnologias para melhorar o controle de acesso físico, detectar anormalidades em um ambiente e monitorar o local a distância, entre outras ações.

Os principais objetivos da segurança eletrônica são:

  • inibir a ação de criminosos;
  • detectar a movimentação de pessoas não autorizadas em locais protegidos;
  • comunicar a ocorrência de um evento, por meio de sistemas audiovisuais, utilizando internet, celular e sinais de rádio.

As últimas novidades do setor

O investimento constante em novas tecnologias é uma das características desse mercado, que abrange a proteção para empresas, residências e condomínios, tornando as ferramentas acessíveis a um número maior de pessoas.

Itens como portaria virtual, identificação biométrica para acesso, sistemas de alarmes monitorados, circuito fechado de TV e detectores de movimentos já são conhecidos, mas as inovações não param por aí.

Acompanhe a seguir as últimas novidades da segurança eletrônica para empresas.

Software Vídeo Analytics

A análise de padrões de comportamentos e rotinas por meio das câmeras de segurança já é feita por profissionais especializados na função, com o objetivo de identificar qualquer situação diferente, como a presença de pessoas estranhas ou a chegada de um veículo que não deveria estar naquele local.

Entretanto, com a introdução de novos softwares, esse recurso se tornou muito mais eficiente, potencializando a análise de vídeo de ambientes monitorizados. Tais programas têm a capacidade de identificar inúmeros eventos e alterações de padrões de comportamento, detectando uma enorme gama de situações envolvendo pessoas, objetos e veículos.

Por meio de filtros de detecção previamente programados, eles podem, por exemplo, detectar a invasão de um perímetro, apontar a remoção de objetos e fazer a contagem de pessoas, a partir de uma simples análise de imagens das câmeras de segurança.

Monitoramento a distância pelo celular

Imagine estar em casa à noite, preparando-se para dormir, mas a preocupação com a segurança da empresa faz com que você permaneça inquieto, por algum motivo. O que fazer nessa situação?

Se a sua companhia possui o serviço de monitoramento móvel por vídeo, composto por um sistema de câmeras conectadas a um computador com internet, basta abrir o aplicativo específico em seu celular e visualizar as imagens do local para acompanhar tudo o que se passa na sede do estabelecimento.

Identificação de placas de automóveis

O avançado sistema de identificação de placas de automóveis é capaz de levar a um novo patamar o controle automático de acesso de veículos, aumentando a segurança em empresas, shoppings e condomínios.

Composto por câmeras interligadas a computadores e um software apto a interpretar as informações das placas veiculares, ele identifica carros cadastrados e observa a circulação de veículos suspeitos, enviando os dados para a central de monitoramento.

Há até a possibilidade de identificar carros roubados, se houver uma autorização oficial para integrar a ferramenta aos bancos de dados do Detran e outros órgãos públicos.

Alarme super potente

Os alarmes convencionais podem não surtir o efeito desejado em determinadas ocasiões. Porém, um dispositivo que emita um som agudo extremo, superando os 100 decibéis, pode fazer o serviço de espantar invasores com grande eficiência.

Além de gerar um efeito psicológico nos ladrões, devido ao som irritante, fazendo-os fugir do local ou, no mínimo, perder a concentração, o super alarme também chama a atenção da vizinhança, alertando que há algo errado nas proximidades.

Monitoramento aéreo com drones

Os drones se tornaram equipamentos extremamente populares, devido às mais variadas possibilidades de uso, tanto na prestação de serviços quanto no lazer.

No caso do uso de drones na segurança, equipados com câmeras de grande resolução, eles facilitam o monitoramento de vídeo de terrenos maiores, surgindo como ótima opção para grandes propriedades.

A mobilidade e a gravação de imagens panorâmicas o transformam em uma incrível ferramenta de segurança patrimonial.

Fumaça de Segurança

O recurso de lançar fumaça para distrair pessoas é muito utilizado em apresentações de mágica, além de comum em cenas de ação em atrações do cinema e da TV. Você sabia que agora ele também faz parte dos serviços de segurança privada?

Acionada por meio de um sensor de presença, a máquina de fazer fumaça cria uma neblina densa no ambiente, para dificultar a ação do invasor, tornando mais complicada a movimentação pelo cômodo e levando o criminoso a fugir dali o mais rápido possível.

Prático e bastante útil, o equipamento pode ser instalado em qualquer local, surgindo como uma opção diferenciada para a proteção de empresas.

Vigilantes com câmeras acopladas

Outra das tendências tecnológicas do setor de segurança é o uso de câmeras acopladas nos vigilantes, instaladas na roupa ou em um acessório fixado na cabeça dos profissionais.

O uso do equipamento de gravação tem o objetivo de controlar o comportamento e a postura dos vigilantes, que, em alguns casos, pode acabar fugindo do controle e resultando em situações nada agradáveis.

Além disso, a câmera também ajuda a inibir possíveis ações indesejadas de quem interage com os profissionais da segurança durante atividades de abordagem, partindo do pressuposto de que a pessoa tende a mudar de comportamento quando está sendo filmada.

A gravação das ações dos vigilantes possibilita ainda avaliar pontos que precisam ser mudados, facilitando o treinamento dos integrantes da equipe.

A importância da segurança eletrônica

Como nem sempre os agentes públicos conseguem combater a violência de forma eficiente, é necessário tomar algumas atitudes para proteger o seu negócio, investindo em medidas de âmbito privado, como a contratação de empresas de segurança e a aquisição de equipamentos eletrônicos.

Além de proteger os funcionários e o seu patrimônio, você ganha em eficiência e pode fazer um maior controle de acesso das pessoas que visitam a sua empresa, inibindo a ação de oportunistas. Em caso de necessidade, as imagens registradas ajudarão a identificar os possíveis infratores.

Viu como a tecnologia pode ser uma grande aliada ao trazer soluções variadas e eficazes para reduzir os riscos na empresa? Se você gostou desse post sobre segurança eletrônica, curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras novidades desse segmento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu