O que fazer antes de Contratar um Serviço
Foto de um homem assinando a folha de um contrato

O que fazer antes de Contratar um Serviço

Após contratar um serviço pode acontecer de você se sentir insatisfeito e arrependido. Tais insatisfações podem se dar por diversos motivos, como serviços de baixa qualidade, cláusulas de contrato que passaram despercebidas, acordos não feitos previamente, dentre outros.
É aí que vem a ‘dor de cabeça’.

Para se proteger desta situação é importante haver um planejamento afim de evitar surpresas que poderiam ser previstas.

Veja a seguir os passos necessários para evitar decepções.

1- Defina o que precisa

Pode parecer algo estranho de se dizer, porém muitos consumidores não sabem exatamente o que precisam na hora de contratar um serviço.

Por exemplo, para o serviço de segurança eletrônica um cliente pode considerar que ele precisa apenas de uma cerca elétrica e um sistema simples de alarme para manter a segurança, porém quando um invasor corta a cerca e dispara o alarme, ninguém toma as providências no tempo necessário. Neste contexto um sistema de monitoramento 24 horas personalizado seria o mais adequado.

Outro exemplo, um condomínio contrata um pintor e apenas diz para este pintar a parede, então ele pinta da mesma cor e só depois o contratante percebe que poderia ter aproveitado a oportunidade para utilizar uma cor que ficaria mais harmônica com o ambiente.

Por isto é importante definir os objetivos de maneira o mais específica possível, de preferência sanando as possíveis dúvidas com profissionais especialistas no assunto, durante o orçamento.

2 – Pesquise a reputação

Procurar saber a opinião de clientes, ex-clientes e se possível até funcionários da empresa podem evitar transtornos.

No Google

Ao pesquisar o nome da empresa no buscador Google é possível verificar a avaliação das pessoas nos comentários. É necessário se atentar tanto as estrelas quanto ao número de avaliações, uma vez que quanto maior a quantidade de opiniões mais assertiva tende a ser a avaliação.

  • Facebook
  • Gmail
Print realizado no dia 02/10/2019 – A avaliação pode mudar conforme mais pessoas avaliem.

No Reclame Aqui

O Reclame Aqui é o canal de reclamações mais famoso na internet. Nele é possível verificar o número de reclamações, quantas foram respondidas, o tempo médio de respostas e a satisfação dos clientes no processo.

É possível também verificar cada uma das reclamações individualmente e verificar todo o processo.

  • Facebook
  • Gmail
Print realizado no dia 02/10/2019 – O número de reclamações podem variar a partir desta data.

No Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares no Brasil, e portanto as avaliações do público nas páginas das empresas contam muito. Neste caso as empresas podem optar por deixar este recurso na página ou podem oculta-lo, porém o fato de não haver avaliação na página da empresa é um tanto suspeito. Pesquisar a empresa no Facebook é uma ótima estratégia.

  • Facebook
  • Gmail

3 – Verifique a solidez da Empresa

Uma empresa sólida tende a prestar um serviço muito melhor que uma empresa que não está consolidada. Alguns fatores devem ser avaliados para verificar a solidez e eficácia da empresa:

Tempo de mercado

Uma empresa que está a muito tempo no mercado, tem um indicativo de que está sendo lucrativa e não sendo “esmagada” pela concorrência. Isoladamente não é determinante, mas é um ótimo sinal.

Clientes satisfeitos

Em muitos nichos de mercado é difícil senão impossível verificar os serviços que já prestados por determinada empresa. Na impossibilidade de verificar o histórico de serviços em si, um bom indicativo é a satisfação do cliente. Como dissemos anteriormente a pesquisa de avaliações da empresa dizem muito sobre ela.

Processos na justiça

Algumas pessoas gostam de pesquisar mais a fundo e conhecer bem quem se está contratando. Processos na justiça, seja por clientes ou funcionários dizem muito sobre o comportamento desta empresa: enquanto processos por clientes demonstram possíveis problemas na prestação de serviços, processos por funcionários demonstram funcionários insatisfeitos e por consequência uma tendência a queda na qualidade da prestação de serviços.

4 – Leia o Contrato

Por mais que seja necessária a ‘boa fé’ na hora de firmar um contrato, podem haver clausulas ambíguas, que foram mal explicadas, mal interpretadas ou passaram despercebidas.

Leia o contrato por inteiro, por mais “chato” que possa parecer. Todas as duvidas devem ser esclarecidas antes da assinatura do contrato.

Conclusão

Fazendo um planejamento simples porém efetivo, é possível evitar problemas futuros. Portanto defina exatamente o que quer, pesquise sobre a empresa, tire todas as suas dúvidas e leia o contrato integralmente.

Seguindo estas dicas você estará muito mais seguro para contratar um serviço de qualidade.

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