Como Proteger a sua Casa de Roubos e Invasões

Como Proteger a sua Casa de Roubos e Invasões

Cada vez mais os casos de assaltos e arrombamentos se tornam mais preocupantes.

Segundo a ONG americana Social Progress Imperative, o Brasil está como 11º país mais inseguro do mundo, o que corresponde a uma realidade extremamente preocupante.

Porém ao tomarmos algumas medidas podemos evitar desagradáveis situações.

Veja como se manter Seguro

Alarmes

Uma das primeiras coisas que costumamos pensar quando o assunto é evitar invasões é o alarme.
O alarme é muito importante, porém em diversos casos apenas o alarme não garante uma residência segura.
É importante conciliar o alarme com um conjunto de hábitos e recursos de segurança, levando em consideração as particularidades do local.

Chaves

Em hipótese alguma esconda as suas chaves debaixo do tapete, na janela ou em qualquer outro local da residência.
No caso de haver vários moradores é essencial que cada um tenha a sua chave, e não há como fugir disto.

Deixar a chave de seu lar próxima do local, facilita a ação do bandido, principalmente pelo fato de que eles costumam analisar a residência e seus moradores antes de invadirem. Existe a possibilidade de deixar a TV ou rádios ligados utilizando timers e temporizadores nas luzes e nos aparelhos domésticos para evitar gastar muita luz.

Portas Trancadas

As vezes pecamos no óbvio justamente pelo fato de sua obviedade e por isto nem sempre prestamos a devida atenção. Esquecer portas abertas facilita a ação de pessoas mal intencionadas. Crie o hábito de sempre fechar as portas e conferir, e jamais tenha a mentalidade do “é só 5 minutinhos”. Nesses “5 minutinhos” muita gente já teve sua casa invadida.

Câmeras

As câmeras são muito importantes para o sistema de segurança. Embora em relação a intimidação ela já não faça tanto efeito, ela permite gravar o rosto do sujeito que invadiu, investigar o que ocorreu para consertar falhas e evitar que se repita, e até mesmo verificar a situação do ambientem em tempo real. Por si só já é bem útil, porém para ter uma efetividade desejada, deve estar integrada a outros recursos, como o alarme, monitoramento, controle de acesso, dentre outros. Para melhor satisfação, o ideal é contratar uma empresa especialista no ramo, preferencialmente uma que tenha um tempo considerável no mercado.

Habitação da casa

Um truque que costuma ajudar bastante é deixar as luzes acessas, preferencialmente as mais visíveis externamente, para simular a presença dos moradores na casa.

Verificar funcionários

É muito comum ladrões se passarem por funcionários de companhia de energia elétrica, de água, agente da vigilância sanitária, dentre outros. Para evitar problemas, primeiro utilize o olho mágico ou corrente de segurança para verificar quem está do outro lado. Câmeras e portaria virtual podem aumentar ainda mais a segurança neste sentido.

Além da verificação visual é recomendável exigir um documento de identificação, e em caso da permanência de dúvidas, ligar para a empresa e verificar se o sujeito é realmente funcionário daquela empresa.

Monitoramento 24 Horas

O monitoramento é sem dúvidas o melhor recurso para garantir a segurança residencial. Ele está sempre alerta e disponível a qualquer sinal de anormalidade, se integra a outros recursos, ocorre o acionamento a polícia caso haja  invasão, mesmo que o contratante por algum motivo esteja sem o celular e inacessível.

Conclusão

Embora a realidade da segurança no Brasil esteja bem longe da que precisamos, existem métodos e recursos capazes de aumentar a segurança, garantindo conforto, tranquilidade e qualidade de vida.

Na dúvida, evite contratar um mero instalador de alarmes. Contrate uma empresa especialista em segurança patrimonial, pois estes profissionais saberão te orientar sobre qual é o sistema de segurança mais adequado para sua situação de forma a proteger adequadamente o seu patrimônio e a sua vida, fazendo valer a pena cada centavo investido.

Deixe uma resposta

Fechar Menu