Como aumentar a segurança no canteiro de obras?

Como aumentar a segurança no canteiro de obras?

Adotar equipamentos adequados para a segurança no canteiro de obras é extremamente importante, sobretudo quando estamos diante de 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. Segundo um levantamento da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, o Brasil é o 4º país que mais registra acidentes durante atividades laborais. O uso de capacete, calçados apropriados, óculos de proteção e outros itens de segurança preserva vidas e evita problemas junto aos órgãos de fiscalização.

Cabe ao gestor atentar-se para a segurança física dos empregados e também do local de trabalho, impedindo roubos e furtos de materiais e a circulação excessiva de pessoas. Um bom planejamento vai resultar em mais produtividade e ganhos econômicos para a empresa.

Neste post listamos algumas dicas para aumentar a segurança no canteiro de obras. Confira!

Planeje e previna

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, antes mesmo de começar as obras é importante que o gestor anteveja os possíveis acidentes para evitá-los. Nessa fase, devem ser incluídos no orçamento os custos para munir-se de todo e qualquer equipamento necessário para a segurança dos funcionários.

Os gastos com os materiais saem em média três vezes mais baratos do que os custos com acidentes, assistência médica e ações judiciais.

Fiscalize o uso de equipamentos de proteção

Luva, capacete, protetor auricular e calçado de segurança são alguns dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) capazes de impedir que situações mais graves aconteçam. Além desses, existem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), com a função de proteger toda a equipe.

As sinalizações no canteiro de obras também são imprescindíveis. Esses espaços devem conter cartazes e placas avisando em quais trechos há perigo de queda de materiais e identificação de locais com substâncias tóxicas. Informativos de vias de acesso para a circulação de veículos e equipamentos também auxiliam no fluxo de pessoas no local.

Siga as normas regulamentadoras

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) conta com 36 normas regulamentadoras, cujo objetivo é padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho. As mais conhecidas são a NR-6, que trata dos EPIs, e a NR-35, que aborda o trabalho nas alturas.

Além das normas do Ministério do Trabalho, a empresa deve redigir seu próprio documento contendo as instruções para as condutas sobre o tema de acordo com suas especificidades.

Conscientize, treine e fiscalize

Conscientize seus funcionários sob os riscos e as vantagens de utilizar os EPIs. Quando as pessoas entendem por que tais ações estão sendo tomadas, fica mais fácil atingir os objetivos.

Investir em treinamento é o segundo passo para que seus empregados executem o trabalho da maneira correta. O terceiro passo é a fiscalização, que deve ser realizada com frequência, já que alguns trabalhadores esquecem dos utensílios de segurança ou, por excesso de confiança, pensam ser desnecessárias tais medidas.

Realize a manutenção preventiva

Elabore um planejamento de manutenções preventivas de todas as máquinas e dos equipamentos para que estejam sempre em perfeito estado de funcionamento. As revisões preventivas vão permitir que os trabalhadores utilizem todos os recursos dos equipamentos sem se preocupar com acidentes.

Explore a tecnologia

Use a tecnologia a seu favor. Uma solução para garantir o cumprimento das normas regulamentadoras é o serviço de segurança eletrônica. O sistema utilizado é o mesmo de uma portaria virtual. Com ele, é possível monitorar as infrações da política de segurança, que não podem ser negligenciadas.

As ocorrências devem ser tratadas com atenção para que todos percebam a seriedade do assunto. O gestor deve cobrar disciplina dos seus subordinados para que cumpram as recomendações e para que os processos como limpeza e organização do canteiro, descarte eficiente de entulho e fornecimento de materiais conforme cronograma não sejam comprometidos, prejudicando o sucesso da operação.

Agora que você já sabe quais providências deve tomar para garantir a segurança no canteiro de obras, assine nossa newsletter e receba outras informações sobre manutenção preventiva!

Deixe uma resposta

Fechar Menu