Vai viajar? Veja como é possível manter a casa segura

Vai viajar? Veja como é possível manter a casa segura

Toda a alegria desfrutada em uma viagem pode ser perdida ao retornar e descobrir que a residência foi invadida. Pode ter sido em razão de algum simples descuido por ter deixado de manter a casa segura. Afinal, um evento desagradável como este pode ser facilitado pela condição de insegurança do imóvel.

Ao planejar uma viagem, é imprescindível levar em conta as medidas necessárias para que tudo esteja bem quando no momento da volta. Para facilitar essa tarefa, existem algumas dicas de segurança que você deve considerar.

Continue neste post e veja como é possível manter a casa segura quando for viajar.

1. Recorra a alguém de confiança

As relações de vizinhança devem ser as mais cordiais possíveis. Dessa forma, vizinhos podem se ajudar, havendo necessidade.

Portanto, ao planejar uma viagem, informe ao seu vizinho de confiança, de preferência, ou a outra pessoa com quem possa contar. Peça para recolher a correspondência, assim como jornais e revistas quando for o caso, evitando que se acumulem. Se a ausência for demorada, suspender as assinaturas pode ser mais recomendável.

Do mesmo modo, a movimentação periódica na casa por alguém de confiança deixa de sinalizar que está vazia, uma condição sempre convidativa a intrusos mal-intencionados.

2. Não deixe luzes acesas

Diferente do que muita gente pensa, as luzes deixadas acesas para sinalizar a presença durante a noite farão o inverso ao longo do dia. Assim, não deixe luzes acessas pois indicam que a casa está vazia.

Uma alternativa prática é a utilização de temporizadores que acendem e apagam as luzes dos cômodos da casa em intervalos programados. Esses dispositivos dão a impressão de movimento no interior do imóvel.

3. Garanta um bom fechamento da casa

Sua casa deve possuir sistemas de fechamento extras como travas ou trancas para ocasiões de afastamentos, como as viagens. Dessa forma, aumenta-se a segurança no caso de uma tentativa de invasão. Ou pelo menos dificulta a ação de ladrões, provocando maiores esforços que, quase sempre, resultam em barulho que chama a atenção da vizinhança.

Portanto, antes de sair para viajar é essencial fazer uma checagem em todas as portas, janelas e portões certificando-se de que estão bem trancados. Não delegue essa tarefa, faça a conferência você mesmo e considere até o fechamento das portas internas de cada cômodo da casa.

4. Invista em segurança para sua casa

Além dos procedimentos domésticos, a iniciativa mais importante é investir em segurança para sua casa. Assim, não apenas enquanto viaja, mas todos os dias você poderá ficar mais tranquilo.

Segurança, no entanto, é assunto para uma empresa especializada que, por sua vez, vai considerar, entre outros:

  • a avaliação das condições do imóvel e dos hábitos dos moradores;
  • a escolha da melhor solução para sua casa;
  • o equipamento mais indicado para o caso;
  • a respectiva instalação da solução proposta;
  • a manutenção de todo o sistema.

Desse modo, não gaste seu dinheiro comprando equipamentos por sua conta. Peça antes uma avaliação de quem entende do assunto e pode oferecer as garantias que você precisa.

Com essas dicas, você pode se preparar melhor para viajar e manter a casa segura, correndo menos riscos com as surpresas do retorno.

Se você gostou deste post, acesse nosso site e conheça tudo o que você precisa para a segurança de sua residência e de sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu