Você sabia que dá para acessar câmeras de segurança pelo celular?

Você sabia que dá para acessar câmeras de segurança pelo celular?

A sua empresa tem câmeras instaladas? Monitorar à distância o que acontece na sede do seu negócio já é uma realidade, utilizando equipamentos e aplicativos específicos para acessar câmeras de segurança pelo celular.

Um dos objetivos do monitoramento remoto das imagens captadas pelas câmeras de vigilância é aumentar a segurança da empresa, pois isso permite acompanhar, em tempo real e a qualquer momento, a rotina do seu estabelecimento, mesmo estando do outro lado do mundo.

Como funciona esse sistema de vigilância remota? O que é necessário para utilizar essa ferramenta inovadora? Quais vantagens ela oferece? Descubra as respostas a seguir!

A tecnologia a favor da segurança

Muitas empresas têm sistemas de câmeras de monitoramento e alarmes para diminuir os riscos de assaltos, arrombamentos, vandalismos, comportamentos indevidos e outros tipos de ocorrências. Estes recursos de segurança só podem ser ativados ou desativados no próprio local.

Porém, com a chegada de novas tecnologias, o acesso a tais serviços já é feito remotamente, usando smartphones, tablets ou computadores conectados à internet. Está viajando e quer saber como anda a segurança do seu estabelecimento? Basta abrir um aplicativo para visualizar as imagens ao vivo e tomar alguma atitude, caso seja necessário.

O acesso às câmeras de vigilância pelo smartphone consiste em um processo totalmente confiável e seguro, pois é liberado somente às pessoas autorizadas, com a utilização de login e senha previamente cadastrados.



As especificações para acessar câmeras de segurança pelo celular

Para acessar câmeras de vigilância à distância, é necessário possuir um sistema de segurança eletrônica em sua empresa, contando com circuito fechado de TV (CFTV) integrado às novas tecnologias, além de um celular conectado à internet.

Basicamente, o CFTV deve ter:

  • conjunto de câmeras IP ou câmeras HD;
  • gravador de vídeo digital (DVR);
  • computador local e externo;
  • conectividade com a internet, usando cabo de rede, sinal 3G, 4G ou wi-fi;
  • aplicativo para acessar câmeras à distância pelo smartphone.

As vantagens do sistema de monitoramento remoto

Compatível com os mais variados modelos e marcas de celular, o serviço de monitoramento remoto não se limita à visualização de imagens. Dependendo do tipo de equipamento utilizado e do aplicativo, é possível executar várias funções à distância.

Conheça a seguir outras vantagens desse sistema.

Receber áudio

Além de mostrar as imagens, alguns sistemas também possibilitam ouvir os sons dos ambientes monitorados, o que pode ser interessante em muitas situações. Basta ter um microfone instalado no local e integrá-lo à ferramenta.

Manusear a câmera

Que tal mudar a direção da câmera e filmar um espaço diferente ou focar em uma determinada pessoa? Alguns modelos de CFTV mais modernos têm essa capacidade e oferecem ainda a possibilidade de dar zoom na imagem e capturar fotos, entre outros recursos, tudo controlado via celular.

Acionar alarmes e outras funções

Viu algo de estranho enquanto acessava as câmeras? Por meio do próprio aplicativo, você pode disparar o alarme ou acionar um botão de pânico, notificando a empresa de segurança patrimonial.

Também pelo smartphone é possível acionar dispositivos de iluminação, caso o sistema de monitoramento disponha dessa função, acendendo e apagando as luzes do local.

Liberar acesso remoto

Antes de chegar à empresa, o usuário pode checar as imagens das câmeras, certificar-se de que não há maiores perigos nas proximidades e abrir o portão remotamente, acionando a função no próprio aplicativo.

Acessar arquivo de imagens

O usuário tem, ainda, a opção de acessar imagens gravadas, além de acompanhar o monitoramento em tempo real. Alguns modelos de DVR guardam as imagens por vários meses, criando um acervo enorme.

Esse arquivo pode servir, por exemplo, para identificar suspeitos de ações criminosas ocorridas em datas anteriores, que passaram despercebidas.

O que o monitoramento via celular não resolve

Apesar das enormes vantagens do monitoramento de câmeras via celular, o monitoramento remoto via celular não substitui o monitoramento feito por uma central, por diversos fatores dos quais abordaremos em outra postagem.

Mesmo assim o processo de visualização das imagens de segurança via internet é simples e bastante prático, permitindo administrar melhor a proteção do seu negócio.

Agora que você já sabe como funciona e conhece as vantagens dos sistemas para acessar câmeras de segurança pelo celular, curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de outras novidades tecnológicas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu