Quais as diferenças entre câmeras IP e HD?

Quais as diferenças entre câmeras IP e HD?

Para fazer a monitoração na sua casa, loja, portaria ou recepção, o mercado de segurança eletrônica oferece várias opções de câmeras que desempenham a função de maneira satisfatória.

Neste post vamos destacar para o leitor as principais diferenças entre câmeras IP e HD, que são os tipos mais usados nesses sistemas, explicitando detalhes de seu funcionamento e elencando suas funções. Ficou curioso? Acompanhe!

As câmeras IP

As câmeras IP, ao contrário das câmeras analógicas, criam dados digitais em pixels e podem ser ligadas de forma direta à rede do usuário, podendo, dessa maneira, receber e enviar dados de acordo com a largura da banda dessa rede.

Qualidade de imagem

Em relação à qualidade das imagens conseguida por meio das câmeras IP, temos um grande salto qualitativo em relação às tecnologias de monitoração analógicas. Entretanto, as imagens capturadas com as câmeras IP não costumam passar de 3 megapixels.

Facilidade de instalação

Como são conectadas à rede de internet e transmitem dados por meio do Wi-Fi, será preciso apenas o cabo de energia para pôr a câmera IP em funcionamento.

Isso por si só representa uma grande facilitação na instalação, pois não há a necessidade do cabeamento para transmissão de dados.

Gravação de imagem

Como as câmeras para monitoração não capturam áudio, apenas o vídeo, a gravação de dados nesses casos costuma ser simplificada. Entretanto, para gravar o conteúdo capturado pelas câmeras IP, o usuário necessitará de um equipamento chamado NVR, ou Network Video Recorder.

Trata-se de um gravador digital em rede que basicamente consiste em um software para captura de vídeo que armazenará os dados em uma mídia física. 

Câmeras HD

A sigla HD significa em inglês high definition, ou, traduzindo, alta resolução. Portanto, esse tipo de câmera possibilita a captura de imagens mais bem definidas, em 720p. 

Qualidade da imagem

As imagens em HD têm resolução e nitidez superiores à qualidade das mídias em DVD, exibindo 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, essa configuração resulta em algo em torno de um milhão de pontos formando a imagem na tela. 

Facilidade de instalação

As câmeras HD são uma excelente opção para quem tem um sistema de vigilância com câmeras analógicas fazer um upgrade. Isso porque essas câmeras usam o mesmo tipo de cabeamento. 

Dessa forma, seu sistema CFTV, (circuito fechado de TV) que se utiliza de cabos coaxiais pode ser melhorado com um conjunto de câmeras de alta definição. 

Gravação de imagem

Por padrão, a gravação em DVR ocorre no modo Stand Alone, por meio de armazenamento em sistema com discos rígidos. Lembrando que quanto maior a resolução da imagem capturada maiores deverão ser as capacidades de armazenamento dos HD’s.

A melhor opção

De posse dessas informações, chegamos à conclusão de que as câmeras HD são de longe a melhor opção. Isso posto, uma das vantagens mais notórias é a facilidade de instalação e manuseio desse sistema. 

Para instalá-las basta fixar as câmeras e ligar os cabos. Além disso, visto que grande parte dos locais possuem tecnologia DVR com câmeras analógicas e CFTV, as câmeras digitais possibilitam um ganho absurdo de qualidade em imagem com nenhuma curva de aprendizado.

Enquanto as câmeras IP demandam do usuário um conhecimento básico de redes para realização da instalação e operação do sistema, as câmeras HD necessitam apenas da conexão ao DVR. 

Outra questão central nessa comparação são os benefícios da imagem em alta-definição para a segurança dos perímetros em vigilância. Com as câmeras HD você pode dar zoom com maior nitidez, o que possibilita a identificação de placas de veículos e reconhecimento facial de visitantes, mesmo estando eles mais afastados em relação às câmeras.

Então, leitor, gostou do nosso comparativo com as diferenças entre câmeras IP e HD? Então curta nossa página no Facebook! Até mais!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu