Você sabe como funciona o sistema de câmeras CFTV?

Você sabe como funciona o sistema de câmeras CFTV?

Com o aumento da sensação de insegurança não só nas ruas, mas também em estabelecimentos comerciais e residências, cresce também as alternativas para a atuação do mercado de segurança privada.

Dentre essas alternativas o sistema de câmeras CFTV tem crescido de forma significativa. Pois é um recurso de segurança passiva que contribui para a proteção dos imóveis. Veja neste post o que é e como funciona este sistema.

O que são as câmeras CFTV?

O sistema de câmeras CFTV (sigla para Circuito Fechado de Televisão) consiste no monitoramento de diversos ambientes por meio de câmeras digitais ou analógicas. Elas são instaladas em pontos estratégicos. Essas câmeras devem ter uma boa abertura no ângulo de visualização para capturar o máximo possível do que acontece ao redor.

Como o sistema funciona?

A câmera CFTV realiza o envio do sinal de vídeo para uma placa de captura ou para um gravador digital, conhecido como DVR Stand Alone. Esse dispositivo também é capaz de gravar as imagens geradas.

Os dois são ligados por um conversor balun, utilizado tanto em sistemas digitais quanto analógicos. Ele evita a perda repentina de sinal fazendo com que a câmera e o DVR Stand Alone trabalhem sem interferências.

O sistema de alimentação das câmeras precisa ser de boa qualidade e precisa estar conectado a um no break. O aparelho de gravação precisa de uma temperatura adequada para trabalhar sem aquecer demais.

O que é preciso para instalar um CFTV?

Especialistas em segurança patrimonial realizam análises do estabelecimento e também dos objetivos que o cliente deseja atingir com a instalação de câmeras CFTV. Para isso serão observados os modelos de câmeras mais adequadas, se o cliente deseja apenas transmitir ou gravar as imagens, ou as duas possibilidades.

Como é feita a instalação?

Após posicionar as câmeras em um local livre de ventos, chuvas ou do excesso de sol, deve-se fazer o cabeamento de todas até um ponto em comum, que será onde estará posicionado o gravador digital.

A instalação elétrica de cada câmera pode ser independente, mas também pode ser coletiva, num ponto de convergência de todas as câmeras. Lembre-se de conectar ainda o monitor ao gravador digital, onde você poderá observar as imagens obtidas pela câmera CFTV.

Quais as vantagens?

Além da possibilidade de monitoramento em tempo integral, o sistema de câmeras CFTV promove maior segurança ao usuário. Ele inibe atividades estranhas ao local monitorado e também serve como uma ferramenta que contribui para medir a produtividade no local de trabalho. Além disso, há ainda outras vantagens do sistema.

Acesso via internet

Diversos sistemas de monitoramento por vídeo estão ao alcance das mãos dos usuários por meio da internet. Através de computadores ou de smartphones é possível acompanhar em tempo real as imagens que são capturadas pelas câmeras de segurança.

Reunir provas

É extremamente desagradável ter seu patrimônio violado por terceiros. Por isso, no momento que tal infortúnio acontece o sistema de câmeras CFTV permite que o conteúdo gravado no DVR stand alone possa servir como prova, facilitando as investigações e o reconhecimento dos atores envolvidos em possíveis furtos ou roubos.

Gostou destas dicas? Assine a nossa newsletter para acompanhar outras notícias sobre soluções em segurança e também sobre a ITA 24 horas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu