Saiba a importância da tecnologia aplicada à segurança
tecnologia e segurança

Saiba a importância da tecnologia aplicada à segurança

Nos dias de hoje, muito se fala em inovação, mas será que as pessoas realmente entendem a importância da tecnologia aplicada à segurança?

De fato, o trabalho de proteção é um verdadeiro “jogo de gato e rato”. As prestadoras de serviço precisam lidar constantemente com novas maneiras de cometer infrações.

Por isso, leia o texto a seguir com bastante atenção e descubra como a tecnologia pode auxiliar na proteção da sua empresa.

Identificar e individualizar as infrações

Para aplicação da lei, não basta a descrição dos prejuízos causados ao patrimônio ou as pessoas de uma empresa. Nosso código penal exige não só a identificação do infrator, como a individualização (descrição exata) de suas ações.

Um exemplo histórico da ausência desse segundo requisito ocorria nos estádios de futebol. O Ministério Público, até pouco tempo, não conseguia descrever exatamente quem praticou qual conduta, mas apenas fazer menção aos prejuízos causados pelos grupos durante brigas de torcida.

Já em empresas é mais comum a falta de identificação, uma vez que os danos, furtos e afins são praticados individualmente ou em pequenos grupos.

De todo modo, a tecnologia é essencial para registrar as ocorrências. As câmeras de vigilância de hoje possibilitam a documentação de tudo o que acontece na propriedade da empresa e em seus arredores.

Logo, são fundamentais para punição dos responsáveis.

Desencorajar o delito através da tecnologia

Uma segunda vantagem da tecnologia aplicada à segurança é o desencorajamento da prática de crimes e outras condutas irregulares.

Isso ocorre porque os itens de informática ampliam as probabilidades de frustração dos objetivos do infrator. Isto é, quando alguém coloca na balança o risco e os benefícios de um delito, a tendência é que a tecnologia tenha um peso significativo.

Esse desencorajamento aumenta gradativamente à medida que novos infratores são pegos e a certeza da punição se torna uma informação compartilhada por todos.

Por isso, o investimento em câmeras, portarias virtuais, alarmes, etc. é tão importante na proteção de pessoas e de seu patrimônio.

Responder rapidamente

Um dos pontos mais importantes da proteção patrimonial e pessoal é velocidade de resposta dos sistemas de segurança, seja para impedir a infração, seja para fornecer informações às autoridades públicas.

Nesse sentido, a tecnologia auxilia também na velocidade de comunicação entre os diversos setores, desde o segurança que receberá a notícia de movimentações estranhas até a convocação de força policial.

Por fim, vale ressaltar, também, a rapidez com que os vídeos coletados na empresa são transformados e organizados em arquivos de computador com todos os elementos necessários para o início de uma investigação.

Fazer prova das alegações

No direito penal, o dever de comprovar as afirmações pertence a quem acusa, sendo bastante comum a absolvição por ausência de provas.

Sendo assim, os registros de câmeras, portarias virtuais e outras tecnologias são mecanismos para documentar as infrações e alimentar um processo judicial.

Aumentar a sensação de segurança

No dia a dia, é muito importante que empresários, diretores e colaboradores possam focar integralmente em suas atividades, em vez de se preocupar com outras questões.

Nesse sentido, as inovações da área de proteção também são fundamentais para transmitir a sensação de segurança para as pessoas de uma empresa.

Logo, a tecnologia aplicada à segurança tem reflexo na própria produtividade do negócio, além, é claro, dos benefícios de evitar furtos, danos patrimoniais e outros delitos.

Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, curta nossa página no Facebook e fique atualizado com os novos textos do blog!

Deixe uma resposta

Fechar Menu