Roubo de carga: 6 dicas para evitá-los!

Roubo de carga: 6 dicas para evitá-los!

No Brasil, o roubo de cargas tornou-se uma triste e frequente realidade. Os prejuízos são muito grandes, principalmente para as empresas de transporte. Nesse contexto, são necessárias medidas complementares para diminuir as chances de elas serem alvo de criminosos.

Você sabe como evitar roubo de carga? Continue a leitura e conheça 6 dicas que listamos para você.

1. Mantenha uma rotina de inspeção permanente

A saída e a chegada da carga são momentos de vulnerabilidade no caso de furtos ou roubos. E, por essa razão, costumam concentrar a maior parte das ocorrências de assaltos.

Assim, desenvolva uma rotina de inspeção das instalações e dos procedimentos de recebimento e de carregamento. Observe com cuidado as saídas e o entorno desses locais, bem como os primeiros trechos próximos aos locais de carga e descarga.

2. Conheça  bem o percurso

O ideal para uma viagem segura é saber de antemão onde fazer as paradas, para abastecimento, refeições e pernoites. Considere, ainda, a identificação de áreas para a realização de paradas emergenciais, postos policiais e postos de abastecimento já conhecidos.

3. Planeje uma variação de rotas

O planejamento da viagem precisa estar inserido na política de transporte da empresa, por menor que ela seja. É preciso ter cautela e evitar, por exemplo, passar por regiões conhecidas pelos elevados índices de furto e roubo de carga.

Ao planejar o transporte de carga, deve-se considerar a possibilidade de mudanças no calendário e na rota, alterando os dias de viagem e, sobretudo, o percurso que se costuma fazer, escolhendo rotas alternativas.

Considere alternar também os pontos de parada. Por isso é importante o conhecimento de detalhes do caminho a ser percorrido, como já foi colocado, permitindo variações nos trajetos.

4. Prefira realizar o transporte no horário diurno

As ocorrências de roubo de carga apresentam uma incidência muito maior ao longo da noite. Os principais fatores que contribuem para essa realidade são:

  • menor visibilidade;
  • menor movimentação de pessoas;
  • menor fluxo de veículos;
  • menor efetivo policial nas vias.

Desse modo, é sempre recomendável optar pelos deslocamentos diurnos. No entanto, mesmo que o transporte ocorra durante o dia, devem ser mantidos os cuidados na momento de fazer paradas para as refeições ou para o abastecimento, por exemplo.

5. Capacite sua equipe

Um programa permanente de capacitação e treinamento da equipe responsável pelo transporte faz toda a diferença no que diz respeito à segurança.

Deve ser dada atenção especial aos procedimentos padrão da empresa em relação às atividades de rotina. Ao mesmo tempo, é preciso considerar a possibilidade de que a equipe seja vítima de roubo e todos os funcionários devem ser bem treinados sobre como agir nessa situação. 

6. Adote o rastreamento veicular

A segurança no transporte de carga está diretamente relacionada ao uso da tecnologia. Por essa razão os serviços de rastreamento veicular são tão importantes.

São várias as vantagens para a gestão da frota, mas também para que o motorista esteja mais seguro. Além disso, sistemas modernos contam com central de atendimento 24 horas. As principais características do rastreamento veicular, entre outras, são:

  • efetiva localização imediata do veículo;
  • monitoramento permanente do deslocamento;
  • identificação quando houver parada não prevista;
  • segurança para o motorista;
  • redução nos custos do seguro;

Com essas dicas vai ser mais fácil evitar o roubo de carga e manter a segurança de sua equipe durante o transporte.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais, para que eles também não sejam vítimas de roubo de carga!

Deixe uma resposta

Fechar Menu