Telemetria veicular e rastreamento veicular: conheça as diferenças

Telemetria veicular e rastreamento veicular: conheça as diferenças

Quem acompanha as tendências de gerenciamento de frotas sabe que o futuro do setor passa pelo uso das ferramentas de rastreamento e telemetria veicular. Estes são recursos fundamentais para quem deseja aumentar a produtividade da empresa e a segurança dos seus veículos.

Entretanto, muitas pessoas experientes na área de transportes ainda têm dúvidas sobre esses sistemas. Por isso, trouxemos um texto que explica as diferenças entre essas tecnologias e o que elas proporcionam de benefícios para quem as utiliza. Acompanhe!

O que é telemetria veicular?

É uma tecnologia de transmissão e recepção de informações sem fio com a finalidade de monitorar dados sobre o funcionamento de um equipamento.

A telemetria veicular tornou-se famosa pela aplicação em carros de Fórmula 1. Nos últimos anos, o uso desse sistema se popularizou, sendo cada vez mais utilizado por empresas de transporte para aumentar a produtividade e a eficiência.

A tecnologia funciona por meio de um computador de bordo que envia informações obtidas por sensores para uma estação remota. Eles coletam dados sobre o funcionamento do veículo, como temperatura da água do radiador, velocidade, tempo de frenagem, acionamento da embreagem, entre outros.

A partir dessas informações é possível realizar análises, planejar e agir para otimizar a eficiência da frota.

Como funciona o rastreamento veicular?

Basicamente, o rastreamento é um sistema de localização que permite determinar a posição do veículo em tempo real. Os rastreadores são pequenos dispositivos que utilizam antenas para emitir sinais.

O sistema de transmissão pode operar utilizando radiofrequência ou GPS. O primeiro emite uma onda de rádio, que é captada por uma rede de antenas e triangulada para determinar a localização do veículo.

Já o equipamento que utiliza GPS funciona de maneira similar, porém a triangulação é feita por uma rede de satélites. Em ambos os sistemas de transmissão, as informações do veículo são enviadas para centrais que oferecem o serviço de rastreamento veicular.

Telemetria e rastreamento: qual a diferença entre eles?

Essas duas tecnologias possuem funções diferentes, mas ambas são importantes para aperfeiçoar a administração de frota. Quando falamos em rastreamento, logo pensamos na principal vantagem desse sistema, a segurança.

No entanto, podemos obter outros ganhos com a utilização desse recurso. Por exemplo, melhoria no cumprimento dos prazos, redução do consumo de combustível, monitoramento dos motoristas etc.

Já quando falamos de telemetria tratamos de gerenciamento de dirigibilidade. Essa tecnologia permite obter os benefícios de saber a posição do veículo, mas também fornece informações que nos dão oportunidade de racionalizar gastos com combustível e manutenção dos veículos.

Frotas rastreadas estão mais seguras?

Os veículos com essa tecnologia instalada podem ser localizados onde estiverem. Assim, caso aconteça algum desvio da rota programada, o gerente logístico é prontamente avisado, podendo tomar medidas para verificar o que está acontecendo. Justamente por isso uma frota rastreada está exposta a riscos menores.

A informação da localização também possibilita controle mais eficiente sobre a conduta dos motoristas, o que reduz os custos com multas por excesso de velocidade e permite a supervisão do horário e tempo de parada durante o transporte.

Além disso, com o conhecimento da localização do veículo temos a oportunidade de saber sobre imprevistos no caminho, o que permite ao gerente realizar ajustes no trajeto para assegurar entregas nos prazos.

Telemetria aumenta a eficiência?

Ela permite acesso instantâneo a dados sobre o funcionamento do veículo, valiosos para o administrador logístico. O sistema fornece, por exemplo, informações sobre a temperatura da água do radiador, abrindo a possibilidade de avisar o motorista caso algo esteja fora do comum, antes de comprometer a viagem.

Além disso, as informações disponibilizadas podem auxiliar o gestor a monitorar e corrigir condutas inadequadas, como a utilização excessiva dos freios e embreagem, assim como monitorar o uso do freio motor em descidas, evitando acidentes e prejuízos com a perda do caminhão e sua carga.

Uma dica útil é a utilização dessas informações para elaboração de um plano de manutenção programada dos veículos, evitando paradas não previstas e atrasos. O cuidado preventivo contribui para a redução de custos da gestão da frota em relação às intervenções corretivas.

Gostou de saber mais sobre rastreamento e telemetria veicular? Deixe o seu comentário. Compartilhe a sua opinião com a gente e os outros leitores!

Deixe uma resposta

Fechar Menu