6 dicas para aumentar a segurança empresarial

6 dicas para aumentar a segurança empresarial

O sucesso de um negócio depende de diversas variáveis, tais como planejamento, localização, precificação e força de vendas. Um ponto que muitos gestores têm percebido fazer parte dessa lista é a segurança da empresa. Afinal, além de prejuízos financeiros, um ambiente perigoso também proporciona perda de funcionários e clientes.

Investir em segurança empresarial é algo necessário não só para evitar prejuízos com roubos e furtos, mas também para garantir um ambiente de segurança para seus clientes e funcionários. Quando isso acontece, você corre o risco de perder ambos.

Pensando nisso, listamos abaixo 6 dicas para aumentar a segurança da empresa! Confira:

1. Invista em alarmes 

A primeira dica é investir no uso de alarmes no estabelecimento, isso ajuda a sinalizar quando pessoas não autorizadas invadem o local.

Existem diversas opções no mercado, porém, o ideal é usar um sistema de alarme que além de monitorar, informa quando algo errado acontece, facilitando a ação rápida da polícia.

2. Estabeleça um horário comercial seguro

Funcionar em horário comercial padrão também é uma boa opção para evitar roubos e assaltos, uma vez que esse período costuma ser mais movimentado.

Se isso não é possível na sua empresa, avalie bem a região para identificar se é necessário a contratação de guardas em certos momentos, como em períodos noturnos, cargas e descargas de mercadorias, por exemplo.

3. Instale câmeras de segurança visíveis

A presença de câmeras visíveis diminuem as chances de que algo aconteça no seu estabelecimento, isso porque qualquer pessoa que tentar alguma ação inadequada, será filmada e esse material pode ser usado como prova do crime. Faça a instalação em corredores, portarias e entradas, locais estratégicos e bem visíveis, além de usar placas avisando sobre a fiscalização.

Confira aqui todas as informações sobre esse sistema!

4. Controle quem entra e sai da empresa

Outra dica é controlar quem entra e sai da empresa. Dessa forma, o ambiente fica menos vulnerável a intrusos durante o horário comercial. Para isso, você pode usar crachás, digitais ou uniformes, além de ter uma pessoa ou empresa responsável por fazer o controle durante o dia.

Essa ação não só dificulta a entrada de pessoas indesejadas mas também passa mais segurança aos funcionários, algo importante para promover um ambiente saudável de trabalho.

5. Tenha um treinamento de segurança para funcionários

Mesmo tomando diversas ações para prevenir roubos e assaltos, eles podem acontecer. Nesse momento, é essencial que todos estejam preparados para que nada de pior aconteça.

Para isso, contrate uma empresa que dê treinamentos ou elabore um para todos os funcionários, passando quais as ações mais seguras nesses momentos.

6. Contrate uma empresa de segurança especializada

Uma opção mais prática é contratar uma empresa completa e especializada no assunto, que garantirá a segurança no seu negócio. Dessa forma, você não precisa começar todos os passos do zero e não corre riscos de que algo saia errado por falta de conhecimento no assunto. 

Você pode escolher empresas mais simples que oferecem soluções como seguranças para o local, treinamentos únicos e instalação de câmeras ou então optar por uma opção mais completa que desenvolve o projeto de segurança ideal para o seu negócio.

É importante ressaltar que, apesar de todos os funcionários terem conhecimento das ações de segurança, os acessos e decisões devem ser concentrados em poucas pessoas, preferencialmente de cargos mais elevados.

Essas dicas vão te ajudar a melhorar a segurança da empresa e não ter que se preocupar mais com isso! Comenta aqui se você já usa alguma delas e se funciona no seu negócio!

Deixe uma resposta

Fechar Menu