Câmeras de segurança: tire suas dúvidas sobre esse sistema

Câmeras de segurança: tire suas dúvidas sobre esse sistema

As câmeras de segurança se tornaram grandes aliadas de empresários e gerentes para manterem suas empresas protegidas. Hoje, elas são comercializadas em diversos modelos, com sistemas adequados a cada situação e soluções diferenciadas dependendo da sua demanda.

Mas de tanta oferta surgem também as dúvidas. Que tal solucionar todas elas antes de se decidir por comprar ou contratar um serviço de segurança? Para te ajudar, respondemos as principais questões sobre o assunto:

Quais as vantagens de um sistema de CFTV?

Um sistema de câmeras de vigilância, ou CFTV, pode garantir a segurança de uma empresa quando instalado e mantido de forma acertada. Existem diversos usos para a tecnologia, mas suas vantagens geralmente convergem em três pontos principais:

  • a presença física das câmeras, que inibe a ação de criminosos (principalmente os chamados oportunistas, que buscam brechas claras de segurança com baixo risco de serem flagrados ou identificados);
  • o acompanhamento em tempo real, que permite o acionamento imediato da polícia em caso de tentativa de invasão ou roubo;
  • o armazenamento de imagens para controle de rotinas e a possível identificação de infrações que são percebidas posteriormente (além de servirem como evidências em processos).

Portanto, o CFTV é um resguardo, ao mesmo tempo uma solução para prevenção e remediação em caso de brechas de segurança.

Como comprar câmeras de segurança?

A dica mais importante para quando se investe em sistemas de vigilância é ter o apoio de uma empresa especializada. É com ajuda dela que você terá uma noção melhor sobre qual modelo atende às suas necessidades e um suporte adequado para a manutenção.

Se você preferir fazer a compra por conta própria, pesquise os melhores tipos de câmera para o seu uso e escolha sempre equipamentos fabricados no Brasil, com garantia e rede certificada de manutenção.

Como é feito o armazenamento das imagens?

Muitos donos e gerentes de empresa se desmotivam na hora da compra por pensar que precisarão manter ou arquivar manualmente as gravações.

Na verdade, os modelos mais modernos possuem sistemas automatizados para gerenciamento e armazenamento. As imagens registradas são guardadas por um período específico de tempo (geralmente de 30 a 45 dias) e depois são automaticamente apagadas e substituídas pelas mais novas. 

Tão importante quanto o armazenamento é o monitoramento em tempo real. Ao comprar esse tipo de equipamento, pesquise soluções que oferecem a transmissão das imagens pela internet, para que os responsáveis pela vigilância possam acessá-las de qualquer lugar, em computadores, tablets e smartphones.

Qual é o melhor tipo de câmera para a minha empresa?

Esse é a questão que mais exige cuidado na hora de comprar câmeras de segurança. A resposta é que depende, depende muito. Para ter uma ideia melhor e se nortear ao iniciar uma pesquisa, é importante conhecer algumas características que podem ser fundamentais na sua escolha:

Ângulo de visão e distância focal

São características que determinam quanto da área a câmera consegue exibir e até que distância ela consegue captar detalhes. Grandes ângulos são ideais para espaços internos, possibilitando filmagens em até 360º, enquanto grandes distâncias focais podem cobrir áreas extensas em comprimento.

Infravermelho

Se é importante para você vigiar ambientes com pouca iluminação durante a noite, câmeras equipadas com infravermelho são capazes de exibir imagens mesmo com muita pouca luz.

Mobilidade

Enquanto algumas câmeras são fixas em uma posição, existem também câmeras móveis com controle remoto, que podem ser manipuladas em tempo real pelo vigilante para captar vários ângulos ou acompanhar indivíduos suspeitos.

Tamanho

Existem câmeras de diversos tamanhos. Se seu objetivo é intimidar um possível criminoso, aposte nas que ficam bem à mostra. Se é melhor ser mais discreto, como para deixar clientes mais confortáveis, existem microcâmeras para ambientes internos.

As câmeras de segurança são perfeitas para inibir e solucionar transgressões, mas apenas se o investimento da empresa for direcionado e muito bem pensado para atender às suas necessidades.

E você, tem mais alguma dúvida que precisa resolver antes de concluir a sua pesquisa? Deixe a sua questão nos comentários e teremos todo o prazer em te responder!

Deixe uma resposta

Fechar Menu