Conheça 6 dicas de segurança para frotas

Conheça 6 dicas de segurança para frotas

Pensar na segurança para frotas de veículos é essencial, já que o patrimônio adquirido pela empresa é de fundamental importância para o transporte seguro e eficiente de mercadorias.

Algumas atitudes, se incorporadas ao dia a dia organizacional, podem ter impacto positivo sobre a longevidade do negócio.

Entre as dicas úteis para que as ações de segurança sejam proativas e não tragam imprevistos para o negócio no futuro, encontram-se as que listamos a seguir.

1. Manutenção preventiva

Avaliações periódicas do estado da frota são essenciais para a segurança veicular. Problemas podem ser diagnosticados com antecedência, mantendo em dia os fretes e resguardando também o valor de revenda no mercado.

De qualquer forma, será sempre importante que se possua um veículo pronto para ser usado em situações de emergência, não permitindo que compromissos de entrega sejam descumpridos.

2. Otimização de rotas

O planejamento de rotas é um passo logístico fundamental para melhorar os serviços e oferecer qualidade de forma incontestável para o cliente. Distância, segurança e acessibilidade são os fatores a serem levados em conta na hora de planejar essa parte da gestão de transporte.

Os caminhos possíveis devem ser investigados para que o melhor trajeto seja utilizado, gerando aumento na eficiência da entrega e também economia de combustível. É necessário lembrar que tanto a carga quanto a vida do motorista e o prazo a ser cumprido são preocupações da logística empresarial.

3. Tecnologia a serviço do negócio

O auxílio tecnológico para rastreamento de veículos e cargas já é uma realidade difundida no Brasil e contribui enormemente para otimizar as entregas da empresa com ferramentas digitais.

Soluções de monitoramento eletrônico que aperfeiçoem a logística e contribuam para a disciplina do motorista são bem-vindas e podem ser implantadas com empenho da equipe.

4. Planejamento para implementação de sistemas

Um sistema de gestão de frotas deve ser planejado pelos gestores com uma margem de antecedência para que se possam estudar os gargalos dos serviços ofertados, prevendo a otimização em áreas frágeis nas quais o monitoramento deixa a desejar.

A contribuição da equipe nesse processo é de extrema relevância, fazendo com que os resultados práticos surjam de forma mais efetiva em menor tempo.

5. Monitoramento do consumo de combustível

Caso a eficiência no consumo de combustível pela frota seja baixa e o abastecimento seja feito mais vezes que o necessário no planejamento inicial, está na hora de acompanhar esses gastos com maior atenção e entender por que abastecer tornou-se um foco de despesas excessivas.

Escolher a rota certa, verificar se o veículo não está com problemas técnicos e buscar fornecedores que tenham preços competitivos são posturas importantes nesse quesito.

6. Acompanhamento da legislação

As leis de trânsito sofrem alterações periodicamente, e a empresa precisa estar a par dessas novidades no campo jurídico. Esse cuidado garante a segurança para frotas no sentido de não permitir que o veículo venha a ser retido ou mesmo ocorra a aplicação de multa sobre o motorista.

O respeito à disciplina no trânsito faz com que a carga chegue segura ao seu destino e mantém o nome da empresa como sinônimo de serviço prestado com profissionalismo.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude a disseminar essas ideias!

Deixe uma resposta

Fechar Menu