Portaria virtual: o que é e como funciona?

Portaria virtual: o que é e como funciona?

A evolução da tecnologia aplicada aos sistemas de segurança trouxe inúmeras vantagens e grandes possibilidades para o segmento. Como resultado, uma grande iniciativa foi a criação da portaria virtual para empresas e condomínios.

Trata-se de uma inovação com grande potencial para contribuir na redução de um dos maiores problemas enfrentados por moradores, funcionários, empresários etc. — qual seja: a questão da criminalidade, mais especificamente quanto às invasões e assaltos aos imóveis residenciais e comerciais.

O sistema traz benefícios e proteção para os usuários visitantes e para a firma, substituindo a necessidade de um porteiro presencial. Na verdade, ainda incorpora novas possibilidades de monitoramento total da situação de acesso.

No presente post, apresentaremos um breve guia para que você fique por dentro do assunto, pois, como se trata de um mecanismo de monitoramento relativamente novo no mercado, é natural que algumas dúvidas e incertezas venham à mente quando se tem o primeiro contato com o tema.

Nesse sentido, abordaremos diversos tópicos, como:

  • a forma de funcionamento do sistema;
  • suas vantagens e desvantagens;
  • equipamentos e software utilizados;
  • principais dúvidas que ele suscita;
  • sua utilidade em condomínios e prédios comerciais;
  • a portaria remota na cidade de Belo Horizonte;
  • como escolher uma empresa de segurança eletrônica;
  • avaliação da portaria remota pela mídia;
  • considerações finais (sobre o futuro da portaria remota).

Você certamente obterá muitas informações sobre esse método de monitoria que promete sacudir o mercado da segurança eletrônica em nosso país. Vamos em frente!

Como funciona a portaria virtual

A portaria virtual é um sistema de monitoramento remoto, operado por uma equipe de profissionais especializados em uma central de atendimento à distância.

Seu mecanismo de funcionamento é bem simples, baseado em um tripé, conforme o esquema abaixo:

  • portões do prédio: contam com interfones, destinados a identificar a pessoa que pretenda entrar nas dependências do edifício;
  • central de atendimento: responsável pela identificação do visitante (e do motivo, se for o caso) e informar o destinatário (morador ou funcionário). Conforme a resposta obtida, abrirá ou não os portões, remotamente;
  • unidades internas (apartamentos, zeladoria, recepção etc.): após ser informada pela central, uma pessoa deverá autorizar ou não a entrada.

Perceba que a central faz uma intermediação entre quem pretende ingressar no prédio e alguém em seu interior. Além disso, ela procede a uma vigilância em seus arredores (adjacências), com a finalidade de se certificar de que não há nenhum tipo de movimentação anormal no momento da visita.

Em resumo: um indivíduo deseja entrar no imóvel e, para isso, ele terá que se identificar mediante o uso do interfone. Essa identificação é recebida na central, a qual entra em contato com o destinatário da visita. Se este autorizar o ingresso, os portões serão liberados remotamente.

No caso de moradores e de funcionários, eles são previamente cadastrados e, assim, contam com acesso automático, pois sua identificação ocorre por meio de dispositivos que permitem sua circulação (um cartão eletrônico, por exemplo) ou de métodos biométricos.

O monitoramento é realizado em tempo integral (24 horas por dia) e, para tanto, faz uso dos seguintes equipamentos, dentre outros:

  • câmeras de segurança;
  • sistema de captação de voz;
  • sensores de presença;
  • alarmes eletrônicos;
  • cercas elétricas;
  • interfones;
  • softwares planejados especificamente para essa função.

Perceba que, essencialmente, a portaria virtual se apoia na tecnologia. Assim, sistemas de abertura e de fechamento remoto de portões — além de áudio e vídeo via internet, entre tantos outros utensílios — possibilitam a excelente condução de seus serviços.

Isso tudo confere à central uma ampla visão do prédio ou de um estabelecimento comercial, de modo a controlar os acessos às dependências (portaria, garagem, áreas de recreação etc.) tanto de pessoas quanto de veículos e de bens.

Em razão de sua natureza tecnológica, assim como da capacidade operacional à distância, o sistema dispensa a presença física do porteiro no ponto de acesso. A portaria virtual não necessite de alguém no local,mas há total interatividade com os usuários visitantes, para seu tranquilo acesso a pé ou com veículo.

Prós e contras da portaria virtual

Toda essa infraestrutura tem seus prós e contras, como qualquer sistema fundamentado em tecnologias de informação e de comunicação. Porém, seus benefícios são altamente compensadores, você verá.

A seguir, confira as vantagens (e desvantagens) da portaria virtual.

Aumento da segurança

No atual cenário de violência crescente pelo qual atravessa o país, a melhoria na questão da segurança tornou-se algo valiosíssimo. Essa é a primeira e principal vantagem da portaria remota.

Uma das estratégias mais utilizadas por criminosos para invadir um condomínio é a rendição do porteiro. Esse problema fica solucionado, uma vez que não haverá um funcionário para vistoriar e fiscalizar presencialmente os portões de entrada e saída.

Além do mais, o sistema reduz drasticamente as falhas na gestão de acesso, tendo em vista que um porteiro físico está sujeito a distrações, abandono eventual do posto, negligência ou mesmo cansaço. Nada disso ocorrerá com a portaria virtual.

Caso venha a ocorrer uma invasão, ela será detectada imediatamente pela monitoria remota, a qual adotará as providências necessárias: acionar os órgãos policiais mais próximos, encaminhar seus representantes ao local e informar os funcionários do prédio.

Some-se a isso o próprio aprimoramento tecnológico e operacional do sistema, fator que eleva ainda mais a proteção fornecida a seus usuários.

Redução de custos

Além de sua indiscutível eficiência, a portaria remota promove uma considerável redução de custos. Afinal, para manter uma portaria presencial capaz de cobrir integralmente o imóvel, será preciso no mínimo 4 pessoas, trabalhando em turno de 6 horas diárias, em esquema de revezamento.

Sendo assim, pense em todas as despesas que você tem para manter tais empregados: salários, benefícios, encargos tributários e sociais (contribuição previdenciária, FGTS, impostos incidentes sobre a folha de pagamento etc.). Isso sem falar em uma série de obrigações acessórias (apresentação de informes e declarações aos órgãos públicos) e eventuais passivos trabalhistas.

Com o monitoramento virtual, a gerência de um prédio ou de um condomínio se beneficiará de uma economia nada desprezível, o que poderá impactar inclusive em outros gastos, como aluguéis e taxas administrativas.

Facilidades de acesso

As pessoas autorizadas a ingressar no imóvel contam com seus controladores individuais de acesso (credencial ou biometria), o que proporciona um ingresso fácil e rápido.

Ainda, em caso de problemas imprevisíveis ou ocasionais, elas poderão entrar em contato com a central de atendimento e, mediante breves procedimentos (perguntas), serão rapidamente identificadas, para fim de liberação dos portões.

Desvantagens em relação à vigilância tradicional

A portaria remota apresenta alguns inconvenientes, mas nada que possa ser considerado de extrema importância. Suas principais desvantagens são:

  • forte dependência das estruturas de fornecimento de energia elétrica e de conexão com a internet;
  • insegurança. Por se tratar de uma modalidade de vigilância relativamente nova, os usuários podem se sentir inseguros de início, mas isso tende a desaparecer na medida em que se familiarizem com os novos recursos;
  • necessidade de adesão de todos os proprietários, no caso de condomínio residencial;
  • certa estranheza de início, pela ausência do porteiro presencial (funcionário), o que pode ser sentido principalmente por idosos.

Como se pode perceber, são questões não muito significativas, muitas delas relacionadas a uma mudança cultural e de comportamento. No entanto, disso não há como fugir num mundo dominado pela tecnologia, destinada a modificar muitos aspectos de nossos modos de vida.

Portaria virtual para condomínios

A portaria remota é bastante indicada para condomínios residenciais e para estabelecimentos comerciais, independentemente de suas dimensões e do número de usuários (moradores, funcionários, prestadores de outros serviços terceirizados, etc.).

São esses os que mais utilizam o sistema atualmente, numa demanda (procura) que tende a crescer. Porém, o mecanismo é perfeitamente adaptável a outros ambientes, por exemplo, armazéns ou mansões.

Tudo depende de uma pesquisa prévia que mostre a viabilidade da contratação, como ocorre com qualquer outra decisão estratégica. Mas, sua flexibilidade, seu modo de operação e suas vantagens fazem da portaria virtual uma solução que nada pode ser descartada.

Software da portaria virtual

O núcleo da portaria virtual é um software especialmente desenhado e construído para essa função. Ele permite a centralização de diversos dados num único local (plataforma) e de modo instantâneo (em tempo real).

Imagens, sons, informações de texto via celular: tudo isso é disponibilizado ao operador do sistema, um profissional treinado para ler, interpretar e tomar as decisões apropriadas e no momento certo.

Além disso, as gravações e os registros ficam armazenados num banco de dados, o que permite fácil recuperação quando necessário.

Principais dúvidas sobre a portaria virtual

Por se tratar de uma inovação introduzida no mercado há poucos anos, é natural que a portaria remota desperte muitas dúvidas em seus interessados. Vamos, então, apresentar os questionamentos mais comuns e suas respectivas respostas.

Portaria virtual é seguro?

Sim. Sua eficiência é assegurada pelo uso de recursos tecnológicos, profissionais competentes e pelo modo de atuação. Inclusive, por reduzir drasticamente as possibilidades de riscos decorrentes de falhas humanas, pode-se mesmo afirmar que é um sistema muito superior à tradicional vigilância presencial.

Os olhos eletrônicos associados ao interfone reforçam a condição de segurança, antes responsabilidade unicamente do porteiro. Trata-se, assim, de uma solução ideal para residências, bem como para as micro, pequenas e médias empresas, que contam com fluxo não muito intenso de pessoas.

E se faltar energia ou internet?

Em caso de queda de energia, o sistema está preparado para se manter em funcionamento durante várias horas. Isso é possível por ele estar equipado com um dispositivo chamado “nobreak” (em português: “não interrupção”), movido à bateria e capaz de suprir a energia elétrica faltante por determinado período.

Lembre-se de que um prédio deve possuir um gerador de energia para os momentos de urgência, de modo a assegurar o funcionamento de áreas e serviços comuns — como garagem, locais de movimentação de pedestres, sistemas de alarme —, independentemente de trabalhar com a portaria tradicional ou a virtual.

Em relação à queda na conexão com a internet, as empresas de vigilância eletrônica têm investido em meios de contornar o problema, como a implantação de fibras ópticas de maior capacidade. Em último caso, ela pode ainda disponibilizar um porteiro para contornar a dificuldade momentânea.

E as correspondências e entregas?

De um modo geral, a administração predial já conta com outros funcionários, além do porteiro. Sendo assim, nessa situação, a tarefa pode ser atribuída a um funcionário administrativo ou mesmo ao zelador, que ficará responsável por atender o entregador e cuidar da distribuição das correspondências e entregas.

E as leituras de água e luz?

É uma circunstância análoga à anterior. Basta deslocar, por alguns instantes, outro funcionário que já faz parte do quadro de colaboradores de sua administração. Afinal, acompanhar os representantes das entidades que fornecem água e luz para leitura do consumo é um tarefa simples e rápida, não é mesmo?

Como é possível perceber, trata-se de uma questão de adaptação, elemento fundamental em qualquer mudança de estruturas e de comportamentos, tanto nos lares como no mundo dos negócios.

Parou de funcionar, e agora?

É o caso extremo. Como já dito acima, a firma de segurança deve disponibilizar um ou mais funcionários para desempenhar a função de porteiros presenciais em situações de emergência.

Inclusive, isso pode acontecer por motivo de falhas na manutenção predial que geram impactos na monitoria remota. É uma situação em que a administração do condomínio ou do estabelecimento deverá acionar os serviços que já fazem parte de sua programação.

Como é realizada a instalação do sistema?

A portaria remota exige um conjunto de equipamentos para seu adequado funcionamento e muitos deles podem já estar disponibilizados no prédio e serem aproveitados, como alarmes, câmeras e cercas elétricas.

Os demais recursos que se fizerem necessários terão que ser previamente instalados, o que poderá ser objeto de negociação, caso a caso, entre o condomínio interessado e a empresa contratada.

O início do funcionamento do sistema poderá passar por um período de transição, em que coexistirão, por algum tempo, a forma tradicional e a virtual. É o momento de testes, treinamento de funcionários e moradores, bem como da completa familiarização de todos os envolvidos com o novo mecanismo.

Portaria virtual em BH

A cidade de Belo Horizonte conta com várias empresas especializadas no setor, cobrindo a capital mineira e regiões próximas. O mercado é promissor — o que ocorre em todas as capitais brasileiras —, pois a demanda pelo serviço e sua oferta tendem a crescer.

Esse cenário tem uma razão básica: a onda de violência que se verifica em todo o país, agravada pelas crises econômica e política. Todo dia lemos sobre roubos e furtos, invasões a propriedades, assassinatos por motivos fúteis… A criminalidade em geral, infelizmente, é um problema cuja solução ainda está longe de ser encontrada em nosso país.

Em BH, os casos de arrombamento de imóveis não param de aumentar, como mostra artigo do jornal Estado de Minas. Nesse contexto, a tecnologia pode vir ao encontro das necessidades de moradores e proprietários de apartamentos e de outros tipos de imóveis residenciais.

Como escolher uma empresa de segurança eletrônica

Como em todo ramo de atividade econômica, você poderá se deparar com bons e maus profissionais. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa criteriosa para conhecer o potencial contratado.

O propósito é verificar se a firma tem estrutura para fornecer um serviço que atenda às suas necessidades, o que envolve instalação completa do sistema, manutenção e disponibilização de recursos e pessoas para atender aos momentos de urgência.

Avaliação da portaria remota pela mídia

Na avaliação de vários veículos midiáticos, assim como de sindicatos dos síndicos e outras instituições, a portaria remota é um bom negócio para a administração predial, tendo em vista suas vantagens e a redução de custos que ela proporciona.

De acordo com artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, fala-se em uma redução de despesas que pode chegar a 50%. Além disso, várias pessoas que já estão adaptadas ao sistema se mostram muito satisfeitas com o novo mecanismo de segurança.

Como é possível verificar, a portaria remota é mais um produto da engenhosidade humana em busca de respostas às dificuldades do mundo moderno — o que passa, necessariamente, pela exploração dos recursos tecnológicos à nossa disposição.

Considerações finais

A portaria virtual (também chamada ePortaria) é um caso de aperfeiçoamento da segurança eletrônica. Como em qualquer mudança profunda de procedimentos, ela ainda será alvo de resistências.

Porém, considere que o desenvolvimento tecnológico e sua aplicação prática é um movimento dinâmico, veloz e ininterrupto, afinal, não há como voltar no tempo, não é mesmo?

Imagine o impacto produzido no início da implantação dos computadores de mesa nos escritórios. Certamente, muitas pessoas impuseram forte resistência quanto à necessidade de aprender a trabalhar com a nova ferramenta e deixar de lado máquinas de escrever e de calcular, papeis e outros utensílios com os quais já estavam acostumadas há anos.

O mesmo fenômeno ocorrerá com a portaria remota: aos poucos ela vencerá os obstáculos e se firmará, deixando de ser uma novidade para se transformar em algo corriqueiro.

Acreditamos que agora você está mais bem informado sobre a portaria virtual, não é mesmo? Os benefícios que ela confere a seus usuários são bastante significativos. E isso ainda é só o começo, pois esse mecanismo ainda tem uma longa estrada de aperfeiçoamento pela frente.

Se você precisa de mais informações sobre esse e outros sistemas de segurança eletrônica, entre em contato conosco e conheça nossos serviços e as soluções que podemos oferecer para suas necessidades. Estamos à disposição!

Deixe uma resposta

Fechar Menu