Manutenção Preventiva: como e por que fazer em sua cerca elétrica

Manutenção Preventiva: como e por que fazer em sua cerca elétrica

Com o crescente aumento da criminalidade, muitas empresas instalaram em seus domínios cercas elétricas. Roubos de material, assalto a funcionários, arrombamento e outras situações precisam ser inibidas para garantir mais segurança à organização. Neste sentido, é preciso garantir a manutenção preventiva das cercas para que nada dê errado.

Com esse tipo de manutenção, pode-se evitar por exemplos os alarmes falsos. Esses desestabilizam o sistema geral de segurança e ainda cria uma situação de pânico dentro da empresa.

Quer saber mais? Confira neste texto algumas informações sobre a manutenção preventiva de cercas elétricas. 

1. Quais os riscos de uma cerca elétrica sem manutenção preventiva?

Pouca gente sabe disso mas corrente de energia que passar pela cerca elétrica não é letal ao ser humano. O que pode acontecer é uma sensação bastante desagradável em contato com a pele do invasor.

A ideia da cerca elétrica é justamente inibir a tentativa de violação por parte de um estranho. Quando este entra em ação toma um susto com o impacto da corrente elétrica, embora esta não provoque danos à saúde da pessoa.

No entanto, uma cerca elétrica sem manutenção preventiva pode emitir alarmes falsos. Por conta da sua configuração não ser constantemente acompanhada, podem surgir elementos externos e internos que interferem no acionamento do alarme.

E esse tipo de alarme falso compromete o sistema em que ele faz parte. Além de criar estado de pânico ou ansiedade. Afinal, há um aviso que o local está sendo invadido. Em outros casos de falta de manutenção preventiva pode fazer com a cerca nem emita o sinal, trazendo ainda mais insegurança para a empresa.

2. Quais os sinais de que a cerca não recebeu manutenção preventiva?

Uma cerca elétrica que não recebe manutenção preventiva pode apresentar sinais característicos. Além dos alarmes falsos, ela também pode apresentar uma queda na carga da bateria. Inclusive, essa pode até não estar mais recarregando. Há ainda o problema do aparecimento de isoladores trincados e entrada de água.
 
O crescimento de árvores ao redor da cerca elétrica também  exige manutenção preventiva. Pois os filamentos podem encostar na vegetação e se danificar ou gerar falsos alarmes.

 
3. Como fazer a manutenção preventiva?

Primeiro deve-se observar o crescimento de uma vegetação ao redor.. Se essa alcança os limites da cerca, deve-se fazer a poda. Deve-se também verificar se não há galhos encostados,

Também é recomendada a vistoria da cerca elétrica com atenção aos fios. Esses não podem estar frouxos, cobertos por matéria orgânica e aterrados de maneira deficiente. O processo de manutenção preventiva pode ser feito uma vez por semana.

Estas foram algumas informações sobre a manutenção preventiva de cercas elétricas. É interessante perceber que a tecnologia pode ser uma forte aliada para a segurança da empresa.

Hoje em dia é possível encontrar soluções criativas e eficientes. Não deixe de contratar uma empresa especializada garantir a melhor infraestrutura e os equipamentos tecnológicos necessários para suprir suas necessidades diárias de segurança.

Essas informações foram interessantes para você? Então, fique por dentro de outros assuntos assinando a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

Fechar Menu