Entenda a importância do rastreamento e monitoramento de frotas

Entenda a importância do rastreamento e monitoramento de frotas

Quando o assunto é a segurança do transporte e a eficiência da logística, todo recurso capaz de otimizar esses quesitos são sempre bem recebidos pelas empresas. De modo geral, a tecnologia tem dado a sua contribuição aos negócios, a exemplo dos sistemas de monitoramento de frotas.

O rastreamento e monitoramento de veículos, principalmente de carga, diminui significativamente os riscos de ações criminosas, como furtos e roubos. Além disso, esse processo contribui para uma melhor qualidade do transporte, pois permite que a empresa monitore remotamente a rotina de trabalho de seus profissionais.

No post de hoje, vamos mostrar como o monitoramento de frotas tem sido importante para a logística das empresas. Acompanhe!

1. Cumprimento de prazos

Monitorar a frota significa ter total controle da rotina e eficiência daqueles que lidam diretamente com esse processo. Assim fica muito mais fácil para a empresa cobrar produtividade e o cumprimento de prazos.

Por outro lado, para o motorista também fica mais fácil e ágil a comunicação, o que permite que ele avise caso algum imprevisto aconteça durante o trajeto, como acidentes, bloqueios em pistas e mal tempo. Enfim, a empresa será avisada sobre quaisquer problemas que impossibilitem que as metas e prazos estabelecidos sejam cumpridos.

2. Diminuição nos riscos

Notícia cada vez mais comum, o roubo e furto de cargas nas rodovias brasileiras tem sido uma das grandes preocupações das empresas do ramo. Esse tipo de ação pode causar grandes prejuízos. Por isso, é preciso agir preventivamente para evitar essas ocorrências.

Rastrear e monitorar a frota tem servido para inibir esse tipo de ação criminosa. A possibilidade de intervir remotamente, por exemplo, bloqueando o combustível do veículo, caso ele saia da rota planejada ou fique parado sem justificativa, é um dos fatores que dificulta a ação criminosa.

3. Otimização da gestão logística da frota

Um bom acompanhamento do transporte implica também em uma boa gestão. A empresa passa a ter conhecimento de tudo que acontece, desde o momento que um caminhão sai do centro de distribuição até o destino final, por exemplo.

É possível acompanhar, em tempo real, informações como:

  • redução do consumo de combustíveis e multas;

  • velocidade de deslocamento;

  • horário e duração das paradas do motorista etc.

Além disso, ainda é possível gerenciar e planejar rotas, estabelecendo os pontos de reabastecimento, as melhores rodovias, dentre outros aspectos que impactam os custos do transporte e que são relevantes para a empresa.

4. Aumento da produtividade

O motorista que sabe que está sendo monitorado enquanto trabalha, certamente se preocupará mais com a qualidade do trabalho. Dessa forma, a produtividade da sua equipe será positivamente impactada.

Com o monitoramento eletrônico, é mais simples estabelecer e cobrar o horário de trabalho dos motoristas, fazendo com que eles respeitem a legislação e realizem as paradas obrigatórias, por exemplo. Além disso, o fato do motorista saber que está sendo monitorado faz com que ele se sinta mais seguro e trabalhe mais motivado.

Por fim, o monitoramento de frotas representa um grande avanço na qualidade dos serviços de logística. Isso porque impacta diretamente a gestão, segurança e eficiência dos processos de transporte e se mostra uma alternativa viável a todos os tipos de negócios.

E aí, gostou do post? Se interessou pelos benefícios do monitoramento de frotas e quer saber mais? Entre em contato com a nossa empresa! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu