Como aumentar a segurança entre vizinhos?

Como aumentar a segurança entre vizinhos?

Todos os dias, é possível constatar a demanda por segurança nas cidades brasileiras. Em razão dessa realidade, é necessária a construção de um ambiente mais protegido nas áreas residenciais, o que vem despertando a criatividade e promovendo a segurança entre vizinhos.

Deve-se buscar meios que proporcionem mais instrumentos de observação e possibilidades de acionamento rápido, para se evitar o cometimento de crimes. Ostentar que a sua rua é monitorada por todos que ali residem ou mantêm um negócio já apresenta bons resultados na redução de assaltos e outras investidas contra as residências locais.

Por isso, em qualquer vizinhança, é preciso reforçar os relacionamentos e as pessoas devem adotar medidas comuns, que dão excelentes resultados contra as ameaças. Continue neste post e saiba como aumentar a segurança entre vizinhos.

1. Construa um bom relacionamento

Embora atualmente muita gente evite interagir com os próprios vizinhos, em tempos de demanda por segurança, é muito importante construir um bom relacionamento. Assim, é essencial romper esse paradigma e tomar a iniciativa.

Se aproxime de seus vizinhos e converse com eles sobre segurança e como é relevante dispor de um pouco de atenção pelo bem comum. Mostre que o interesse é comum e que um mínimo de interatividade será de grande utilidade para todos.

2. Mantenha dados para emergências

Providenciar para que cada um tenha os contatos e dados principais dos demais é uma medida imediata, para o caso de acionamento devido a alguma emergência. Afinal, como avisar ao seu vizinho ausente de que sua residência está sendo invadida?

Assim, o nome, o endereço completo e os números de telefone e de celular, pelo menos, constituem informações essenciais. Esses elementos serão suficientes para a comunicação nas situações de furto, incêndio ou mesmo na verificação de alguma movimentação estranha.

3. Implante uma rede de vizinhos

O velho jargão “a união faz a força” é cada vez mais verdadeiro. No universo da segurança, uma ótima decisão é a implantação de uma rede de vizinhos. Diversos municípios brasileiros a adotam a ideia, cujo incentivo parte da Polícia Militar. 

Basta constituir um grupo de vizinhos próximos, formular uma agenda periódica e organizar os procedimentos. Uma ferramenta bastante útil para a comunicação entre a vizinhança é a formação de um grupo no WhatsApp. Além disso, o mercado de segurança já dispõe de kits com placas, alarmes acionados por controle remoto e aplicativos interativos, entre outros.

4. Adote e proponha o monitoramento 24 horas

Uma das melhores ações para aumentar a segurança residencial é a adoção do monitoramento 24 horas. Utilizá-lo reduz significativamente os riscos de invasões e arrombamentos.

Além de usar alarmes, o monitoramento permite o acionamento imediato do suporte necessário e o contato com o morador, se estiver ausente. Outra vantagem do seu uso é a redução no custo do seguro, que sofre descontos quando a proteção é instalada no local.

Por esses motivos, é interessante propor para os demais a utilização do monitoramento 24 horas. Com essa atitude, a segurança entre vizinhos aumentará e a comunidade ficará mais protegida.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba sempre informações sobre segurança para sua residência ou empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu