A insegurança, principalmente em grandes centros urbanos, gera muito medo entre os cidadãos. Afinal, o furto ou roubo de algum produto causa diversos prejuízos psicológicos a uma pessoa e prejuízos financeiros relevantes para as empresas.
Nessa perspectiva, a segurança preventiva patrimonial é uma forma inteligente de lidar com a multiplicidade de fatores que podem impactar um empreendimento. Você sabe o que é e como funciona esse tipo de serviço? Tem dúvidas de como implementar em uma empresa? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e confira.
O que é a segurança preventiva patrimonial?
Como o próprio nome já dá uma ideia, esse serviço corresponde a práticas de segurança privada que objetivam preservar o patrimônio de uma organização/empresa. Em outras palavras, o empresário procura uma companhia especialista em evitar ocorrências que podem prejudicar as atividades da empresa.
Afinal, se há um roubo ou extravio de mercadorias, dependendo da proporção dessa prática, a viabilidade do negócio pode ser colocada em risco. Contar com uma ajuda especializada e gestores de risco minimizam as chances desses problemas ocorrerem.
A segurança preventiva patrimonial não se restringe apenas a coisas materiais, pois estratégias e informações comerciais confidenciais também são vitais para uma empresa. Dessa forma, é preciso ter sempre um prestador de serviços confiável e atento às demandas do comércio.
Quais os benefícios de contar com um projeto de segurança preventiva patrimonial?
Tranquilidade
Isso é fator primordial. Pois, se há uma tranquilidade com os assuntos envolvendo a segurança patrimonial, pode-se gastar mais tempo e energia com outras atividades do negócio. É o famoso conceito de core business, no qual a empresa foca em suas estratégicas comerciais e operacionais. Assim, outras funções são delegadas.
Redução de perdas
Perdas representam prejuízos e gastos de capital e recursos humanos. Por isso, é primordial ter uma operação acertada e bem-estruturada a fim de minimizar todos os tipos de perdas que podem ocorrer. Com a segurança preventiva patrimonial, as perdas inesperadas são substancialmente reduzidas quando se conta com uma boa prestadora desse tipo de serviço.
Monitoramento
O rastreio e monitoramento é uma forma inteligente de analisar os processos e tomar medidas preventivas ou, até mesmo, corretivas quando alguns procedimentos estão ocorrendo de forma incorreta. Ter uma equipe profissional para lidar com o monitoramento dos ativos materiais e imateriais é de suma importância.
Como fazer a segurança patrimonial?
Em primeiro lugar, é preciso realizar um plano de ação. Nesse documento devem constar todos os fatores expostos e pontos vulneráveis do negócio. Ou seja, é preciso realizar um estudo prévio e preliminar. Após isso, deve verificar qual a necessidade de equipes de segurança e quais os equipamentos devem ser instalados.
É preciso implementar uma estratégia que priorize a capacidade de reação, a inibição de crimes, a transparência e o sigilo. A segurança preventiva patrimonial está cada vez mais acessível, independentemente do porte do seu negócio. Analise, pesquise e defina uma boa solução para sua empresa.
E aí, gostou do nosso artigo? Então siga nossas redes sociais (Facebook) para ficar por dentro de mais conteúdos como este!