Central de monitoramento: como funciona e quais os benefícios?

Central de monitoramento: como funciona e quais os benefícios?

Quando algo quebra ou ocorre algum acidente (ou até mesmo um roubo), é normal que você queira descobrir o acontecido o mais rápido possível e tomar uma atitude. Uma forma de conseguir isso é investir em uma central de monitoramento em tempo integral.

Como o nome já diz, esse sistema ajuda a acompanhar as atividades da sua empresa e as condições de seu patrimônio 24 horas. Em geral, isso envolve a instalação de câmeras de segurança, detectores, trancas eletrônicas, entre outros aparelhos. Todos conectados a um mesmo ponto de observação. Dessa forma, qualquer problema pode ser detectado e resolvido bem mais rápido.

Seja para proteger veículos, equipamento pesado ou controlar o acesso a locais restritos, ter um sistema assim pode ajudar muito na segurança do negócio. Se ainda estiver em dúvida, continue lendo para entender como essa central funciona e como ela pode auxiliar seu negócio.

Como uma central de monitoramento trabalha?

Linha de comunicação direta

O ponto mais importante do monitoramento é sua cadeia de comunicação. Quando algum problema for detectado, será possível acionar uma linha direta entre você e qualquer parte envolvida.

Por exemplo: se uma porta com fechadura eletrônica é aberta, você pode receber um relatório de quando isso ocorreu e quem o fez através do uso de um cartão de identificação.

Alarmes imediatos

Em alguns casos, a emergência é muito grande e não há tempo para notificar ninguém. Nessas situações, vale mais a pena ter alarmes que emitam um pedido de ajuda imediato, seja para a polícia, para a seguradora ou o corpo de bombeiros.

Além disso, o sistema de monitoramento também serve para alertar as pessoas presentes sobre outros perigos imediatos.

Que vantagens ter essa central oferece?

Proteção do patrimônio

Uma central de monitoramento é a melhor maneira de assegurar a proteção do patrimônio da sua empresa. Boa parte das perdas em caso de acidentes ocorrem por simples atrasos na resposta, seja para prevenir danos ou para impedir que a situação se complique.

Mesmo coisas simples, como uma portaria virtual, podem fazer uma grande diferença na prevenção de danos.

Facilitar o acionamento do seguro

Dependendo do contrato de seguro da empresa, pode ser exigida alguma forma de confirmação de que o acidente ocorreu de determinada forma — algo que mostre um incêndio, roubo, falha de equipamento, etc.

Com uma central de monitoramento 24 horas, não só a maior parte desses problemas é evitada, como também é possível remediar tudo de maneira ágil e eficiente.

Minimizar alarmes falsos

Por fim, mas não menos importante, um sistema eletrônico comete bem menos erros que um ser humano. O mesmo vale para o acionamento de alarmes. Interromper um dia de trabalho para lidar com um problema que não ocorreu pode custar tanto quanto o acidente em si.

Agora que você entende a importância de ter uma central de monitoramento em sua empresa, é hora de pensar em investir contratando o serviço para seu negócio. Se quiser ajuda para fazer tudo de maneira profissional, entre em contato com a ITA 24 horas e veja como podemos ajudar.

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