Qual a diferença entre um alarme monitorado e um não monitorado?

Qual a diferença entre um alarme monitorado e um não monitorado?

Nos filmes, é muito comum ver pessoas de altíssima importância acompanhadas de guarda-costas e com toda uma equipe de monitoramento constante. Já imaginou ter um serviço como este para você ou sua empresa?

É claro que um serviço idêntico ao dos cinemas significa grandes despesas. Mas, graças à tecnologia, coisas antes impossíveis se tornam mais próximas da realidade de muitas pessoas. É por isso que você precisa conhecer o que é um sistema de alarme monitorado.

Está pronto? Então, acompanhe o post até o final!

Como funciona o sistema de alarme comum?

De forma simples, o alarme é um sistema composto de sensores ligados em uma central de processamento. Existem muitos e variados sensores para analisar diversos parâmetros. Veja os sensores mais comuns:

  • sensor de barreira: geralmente emite dois feixes retilíneos de luz invisível. Quando são interrompidos, o sensor notifica a central de alarme;
  • de abertura ou magnéticos: servem para detectar a abertura de portas ou janelas;
  • de impacto: usados para proteger estruturas metálicas, detectando ações indevidas, como impactos, perfuração ou explosivos;
  • infravermelho: captam a movimentação de pessoas no ambiente por meio do calor gerado pelo corpo;
  • micro-ondas: o emissor libera ondas em determinada frequência e faz a leitura do retorno da onda. Se houver diferenças entre o que foi emitido e o que retornou, significa que houve alguma movimentação no ambiente.

Os dados coletados pelos sensores são enviados à central que, por sua vez, emite o alarme sonoro ou visual. Geralmente, a central envia uma notificação automática do evento ocorrido para o proprietário, por meio da discadora. A ação posterior ao disparo do alarme é de responsabilidade da própria pessoa.

O que é o sistema de alarme monitorado?

A grande diferença é o que acontece após o acionamento do alarme. A empresa de monitoramento toma ação imediata por acionar a polícia, o corpo de bombeiros ou mandar agentes no local para analisar o incidente. Além disso, o cliente é informado da situação real.

Os profissionais da equipe de monitoramento ficam conectados 24 horas usando sinais de rádio, GPRS (Serviços Gerais de Pacote por Rádio), linhas telefônicas e outros aparelhos. Quando o ambiente protegido possui câmeras de segurança, a equipe tem acesso às imagens ao vivo. 

Ainda outro serviço importante do monitoramento, é a verificação de quem armou ou desarmou o sistema de alarme, o horário da ação, entrada de pessoas não autorizadas, falta de energia etc. Se tratando de empresas, esse é um recurso muito eficiente e útil. Para saber outras vantagens de ter esse sistema, leia este outro texto.

Qual a diferença?

Imagine que a sua empresa possui um sistema sem monitoramento. Em uma madrugada, você recebe a ligação da discadora automática acusando uma invasão. E agora? Você terá toda a preocupação de acionar a polícia para procurar saber o que realmente houve. E se você estiver de férias ou viajando a negócios? O desassossego será ainda maior.

Mas com um alarme monitorado a situação é bem diferente. Você ficará preocupado, é claro. Porém, as providências iniciais serão tomadas pela empresa de segurança

Qual a melhor opção no seu caso?

Algo a ser analisado é o valor que você tem à disposição para investir. A superioridade do sistema monitorado sobre o comum é evidente. É bom lembrar que qualquer gasto com segurança será para o aumento da estabilidade da empresa. E como administrador, essa opção vai poupar você de muita dor de cabeça.

Deu para perceber que o monitoramento constante não é só coisa de cinema. E o seu local de trabalho pode contar com esses benefícios. Depois de ter aprendido sobre o funcionamento do alarme monitorado, deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou do texto e quais desafios vem enfrentando com a segurança empresarial.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu