Empresas que contam com profissionais que atuam na função de motoristas ou com colaboradores que utilizam automóveis corporativos para a realização de suas atividades laborais costumam se deparar com um problema recorrente: infrações de trânsito cometidas pelos motoristas.
O assunto é polêmico e envolve diversas questões legais e estratégicas. Neste artigo, abordaremos algumas dicas que vão ajudar a lidar com multas dos motoristas da sua empresa. Confira.
Realize manutenção periódica preventiva na frota
Os automóveis que integram a sua frota devem estar com toda a documentação em dia. Além disso, a realização de revisões periódicas é uma obrigação do empregador, pois essa atitude garante a segurança dos colaboradores e também da própria empresa, que é responsável direta pelo bom funcionamento do veículo que disponibiliza para os funcionários.
Por isso, a primeira dica para evitar multas de trânsito é oferecer aos colaboradores um veículo em perfeitas condições de uso. Por meio de uma boa gestão de frotas você vai garantir segurança e desempenho eficiente aos usuários do automóvel.
Recorra das multas
A segunda dica de como lidar com multas dos motoristas da sua empresa está em recorrer das multas recebidas. Caso as medidas preventivas não tenham alcançado os resultados desejados, é possível recorrer e buscar uma última tentativa de evitar o pagamento da multa.
Vale a pena ler a autuação com atenção e verificar informações como, por exemplo: dados do veículo, tipo de autuação (se por radar ou por agente de trânsito) etc. Em muitos casos, recorrer é uma solução que vale a pena e que garante a redução de impactos no caixa da empresa.
Lembre, no entanto, que antes de escolher recorrer de uma multa é importante avaliar se compensa financeiramente movimentar uma assessoria jurídica e gastar com a contratação desse serviço.
Invista em rastreamento veicular
O rastreamento veicular é uma solução que traz impactos positivos, não só na questão que envolve multas.
Nesse aspecto, especificamente, o rastreamento pode ajudar, pois identifica, por exemplo, situações em que o colaborador está acima do limite de velocidade. O rastreamento é uma excelente estratégia na gestão dos seus colaboradores.
Muito além disso, o rastreamento veicular é um serviço que traz segurança para a empresa e o colaborador, além de permitir que o gestor trace planos estratégicos com base nos dados dos relatórios gerenciais emitidos por esse tipo de serviço.
Treine as suas equipes
A última dica é essencial para qualquer empresa que busca melhorar os serviços e qualificar os seus profissionais. Para alcançar a eficiência dos serviços prestados, é muito importante oferecer treinamentos que auxiliem os colaboradores a compreender as suas atitudes e identificarem de que forma podem melhorar.
Invista em treinamentos específicos direcionados aos funcionários que estão constantemente no trânsito e utilizam os automóveis da empresa para a realização de suas atividades profissionais.
Demonstre a sua preocupação com a segurança deles mesmos e com a sua conduta no trânsito. Explique, também, as implicações de problemas como acidentes e multas de trânsito para a empresa e para o próprio colaborador, como nos casos em que as multas são descontadas dos salários.
É muito importante destacar que as multas sofridas por culpa exclusiva do empregado, como excesso de velocidade, por exemplo, somente podem ser descontadas caso essa situação tenha sido previamente acordada ente as partes. É importante fazer tal acordo constar no contrato de trabalho em uma cláusula específicas sobre o tema.
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