Como contratar uma empresa de segurança?

Como contratar uma empresa de segurança?

Devido à violência e criminalidade existentes hoje, é fundamental tomar todos os cuidados possíveis para proteger nossa vida, família e posses. Diante desse cenário, a melhor opção é contratar uma empresa de segurança que conte com profissionais especializados e experientes em tudo o que se refere à proteção pessoal e patrimonial.

Porém, é preciso ter muita atenção ao escolher uma empresa desse setor, pois nem todas estão aptas a garantir a proteção eficiente de que o cliente tanto necessita. Antes de fechar o negócio, é preciso ter cuidado com alguns fatores importantes. Neste artigo, listamos tudo o que você precisa levar em conta na hora da contratação. Não deixe de acompanhar! 

Entenda a importância de uma empresa de segurança

Por ser composta por profissionais especializados e contar com um conjunto de serviços e equipamentos especificamente focados em garantir a proteção, a empresa de segurança é fundamental para quem precisa se precaver contra a violência e a criminalidade.

Somente uma empresa desse setor é capaz de detectar pontos fracos de proteção e fornecer serviços adequados para atender a todas as necessidades do cliente. Isso se deve ao fato de que sua equipe está em constante treinamento e capacitação. Além disso, há bastante investimento em tecnologias voltadas ao segmento.

Desse modo, há um contínuo aperfeiçoamento, fazendo com que a empresa desenvolva uma competência especializada que somente o esforço profissional sério e confiável pode construir. É importante saber quais serviços e equipamentos são oferecidos por esse tipo de empresa. Conheça alguns:

  • portaria virtual;
  • monitoramento 24 horas;
  • câmeras de vigilância;
  • portão eletrônico;
  • cerca elétrica;
  • rastreamento veicular;
  • sistemas de alarmes;
  • interfonia digital;
  • manutenção preventiva;
  • concertina e tela farpada.

Assim, somente uma empresa especialista consegue instalar, administrar e fornecer a manutenção adequada desses instrumentos. Do contrário, haverá apenas uma falsa sensação de segurança.

Conheça o trabalho da empresa de segurança que pretende contratar

Antes de decidir qual empresa contratar, é essencial conhecer o trabalho realizado por ela. Infelizmente, há muitas opções no mercado sem a qualificação legal e o preparo necessários para fornecer segurança de qualidade. Por esse motivo, procure conhecer a fundo de que forma a empresa trabalha, quais serviços oferece e de quais equipamentos dispõe.

Visite o centro de formação dos profissionais, peça para analisar os documentos, certificados e certidões, requeira um plano de segurança de acordo com a proposta e vá pessoalmente à sede para analisar suas estruturas, recursos e tecnologias. Desse modo, você terá condições de criar uma impressão inicial sobre a empresa. Mas ainda é necessário observar outros pontos, como veremos a seguir.

Busque por recomendações

Procure encontrar clientes e ex-clientes da empresa. Em seguida, entre em contato com eles e questione-os sobre a qualidade e eficiência do serviço e sobre a satisfação com o atendimento recebido. Indague sobre quais serviços foram contratados e de que forma foram oferecidos. Pergunte se eles têm qualquer reclamação contra a empresa.

Contatar as referências é sempre muito importante. Dessa forma, será possível confirmar (ou não) as suas impressões iniciais ao buscar conhecer a forma de trabalho da empresa. Com uma boa quantidade de respostas positivas e clientes satisfeitos, será possível analisar melhor se as suas necessidades serão atendidas.

Saiba quais serviços são oferecidos pela empresa de segurança

É indispensável saber quais serviços a empresa oferece. Peça um detalhamento de cada um deles para que não restem dúvidas. É necessário que ela consiga abranger todas as áreas, de acordo com as suas necessidades. Ou seja, o ideal é que a empresa ofereça serviços de segurança interna, externa e perimetral.

Dessa forma, além de criar barreiras físicas para invasões, também haverá monitoramento interno de tudo o que aconteceu e acontece em determinado ambiente. Se for o caso, ainda pode ser útil verificar se a empresa possui serviços de rastreamento de frotas, segurança eletrônica e portaria virtual ou remota.

Uma boa empresa de segurança sempre faz uma análise técnica do ambiente. Dessa forma, é possível identificar pontos vulneráveis e, assim, recomendar as melhores técnicas. Para isso, ela deve levar em conta o perímetro local, possíveis rotas de fuga, vizinhança, rotina do lugar e ambiente interno e externo.

Compare os preços

Ao saber quais serviços e produtos lhe serão oferecidos, analise o custo-benefício de cada um. Desconfie de preços extremamente baixos. Afinal, um sistema de segurança moderno e eficaz requer um bom investimento. Compensa gastar uma determinada quantia para manter o patrimônio, a família e a vida sempre seguros.

Principalmente no que se refere à segurança, o barato pode sair irremediavelmente caro. Portanto, analise se os preços condizem com o que está sendo oferecido e não esqueça de compará-los com os de outras empresas.

Consulte os órgãos reguladores e aspectos legais

A escolha de uma companhia de segurança deve levar em conta a legislação federal e estadual. Todas as empresas de segurança necessitam de uma autorização de funcionamento que é fornecida pelo Ministério da Justiça e deve ser renovada anualmente. Portanto, questione se essa autorização está atualizada.

Outro documento imprescindível para a empresa é o Certificado de Segurança emitido pela Polícia Federal. Além disso, é necessário que cada profissional possua a Carteira Nacional de Vigilante (CNV). Ela atesta a participação do profissional em curso de formação e sua aptidão para o exercício da função.

Além disso, atente para as seguintes legislações vigentes no Brasil com relação a empresas de segurança:

  • Lei nº 7.102/83: regulamenta a constituição e o funcionamento de empresas de segurança e vigilância privada no Brasil;
  • Decreto nº 89.056/83 e Portaria nº 992/95: estabelecem normas para o exercício da atividade no país;
  • Portaria DPF nº 3.233/12: dispõe sobre normas relacionadas às atividades de segurança privada.

Enfim, para garantir a total proteção de nossa vida, de nossos familiares e de nossos bens, é inegável que uma empresa de segurança é a melhor opção. Porém, antes da contratação, é necessário levar em conta diversos fatores. Então, conheça bem os serviços oferecidos, obtenha orçamentos e analise se todas as suas necessidades serão atendidas com eficiência.

Não deixe de entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços. Somos especialistas em segurança e dispomos dos mais diversos e modernos sistemas de proteção para residências, condomínios e empresas. Venha conferir!

Deixe uma resposta

Fechar Menu