Medidas preventivas: 5 formas de evitar assaltos na empresa

Medidas preventivas: 5 formas de evitar assaltos na empresa

Os impactos causados por uma experiência de furto ou roubo podem ser muito significativos para uma empresa e seu pessoal. Além dos prejuízos patrimonial e financeiro, há ainda o desequilíbrio provocado no clima organizacional. Essas ocorrências podem alterar o desempenho dos negócios.

Por sua vez, pequenas e médias empresas são o alvo preferencial nas investidas dos assaltantes. É preciso, portanto, se precaver permanentemente e tomar medidas capazes de reduzir a suscetibilidade da empresa, diminuindo os riscos existentes.

Quer saber como? Continue lendo este post e conheça 5 formas de evitar assaltos na empresa!

1. Faça um diagnóstico das vulnerabilidades da empresa

Para proteger, é preciso conhecer. Esta é a primeira iniciativa a ser tomada: a análise de risco. Assim, procure por todos os aspectos que podem representar vulnerabilidade à segurança da empresa.

Nesse sentido, avalie, por exemplo, portas e janelas para ver se são seguras. Confira painéis de segurança, grades, trancas, fechaduras e tudo que possa significar segurança nessas vias de acesso. Ao mesmo tempo, identifique locais para instalação de câmeras de segurança que resguardem essas áreas.

Com esse espírito, verifique todas as instalações quanto à sua segurança. Mas não se limite a elas. Avalie também os procedimentos adotados, como quais as rotinas de fechamento no fim do dia, acionamento dos alarmes e se há equipe de limpeza depois do expediente.

Desse modo, analise todas as possibilidades e considere as alternativas que a tecnologia pode oferecer.

2. Invista em segurança

Não deixe de investir em equipamentos e serviços de segurança para evitar assaltos na empresa. Não há como se falar em segurança e desconsiderar os equipamentos atualmente disponíveis, tanto para pequenos quanto para grandes empreendimentos. 

Para esse fim, existem diversas alternativas acessíveis, desde portarias eletrônicas até o monitoramento 24 horas. Desse modo, consulte um especialista e veja o que é mais adequado para sua empresa. Os principais sistemas e serviços de segurança podem ser assim listados:

3. Atente-se ao caixa

Evite manter altas somas em dinheiro no caixa. Deixe sempre pequenos valores e transfira o restante para o banco ou para um cofre fora da empresa. Não faça comentários sobre operações de transferência ou sobre a disponibilidade de recursos financeiros na empresa.

Ao mesmo tempo, limite ao mínimo possível o número de funcionários envolvidos com dinheiro em espécie na empresa.

4. Capacite e oriente sua equipe

Implante uma política de segurança na empresa. Defina as regras claramente, assim como os procedimentos que devem ser adotados, e capacite o seu pessoal. Retome regularmente esses treinamentos.

Nesse sentido, desenvolva uma cultura de segurança na empresa e procure mantê-la viva, motivando sua equipe para isso.

5. Adote cuidados complementares

Além das dicas anteriores, fique atento para outras pequenas iniciativas que podem fazer a diferença quando o assunto é segurança. Assim, esteja conectado com o tema e considere adotar as seguintes medidas, entre outras aplicáveis:

  • mantenha uma iluminação adequada;
  • mantenha escadas e ferramentas em local seguro;
  • evite bens valiosos próximos às janelas;
  • reforce a segurança em dias de movimentação de valores;
  • não comente sobre movimentação de valores;
  • reveja a segurança física dos acessos;
  • implante avisos de segurança para fins de inibição.

Gostou deste post? Conhece alguma dica importante para evitar assaltos na empresa? Compartilhe aqui, deixando o seu comentário!

Deixe uma resposta

Fechar Menu