O que é preciso saber antes de investir em câmeras de monitoramento?

O que é preciso saber antes de investir em câmeras de monitoramento?

Com a alta incidência de assaltos e furtos em empresas, é imprescindível investir em câmeras de monitoramento para inibir a ação de criminosos e garantir a integridade tanto dos funcionários quanto do seu patrimônio. Afinal, independentemente do porte do seu negócio, sentir-se seguro é um dos fatores mais importantes para que todos consigam realizar um bom trabalho.

Além disso, existem empreendimentos que produzem e/ou armazenam objetos de grande valor econômico, e perdê-los em um furto pode levar a um enorme prejuízo financeiro.

Se você já está decidido a investir em câmeras de segurança, é necessário conhecer todas as vantagens que esse sistema pode trazer para o seu empreendimento. Conheça-as abaixo!

Mais segurança

Em uma empresa, que possui propriedade intelectual e física, é fundamental ter domínio de suas dependências para prevenir furtos e invasões. Ter um sistema de câmeras de monitoramento, com dispositivos posicionados estrategicamente, pode dificultar a ação de infratores, que sabem que estão sendo monitorados e podem ser facilmente identificados.

Com essa tecnologia é possível obter imagens de diversos setores da companhia — mesmo em locais ou regiões diferentes — , o que dá a oportunidade de providenciar soluções rápidas se necessário. A gravação automática dos vídeos também possibilita a reprodução posterior para checagem ou investigação e pode servir como provas em auditorias ou processos trabalhistas, por exemplo.

As aplicabilidades dessa tecnologia incluem captação de movimentos e aviso em caso de perda de foco, perda de sinal, interferência ou obstrução de câmera. Dessa forma, você controla as condições e a localização de todas as câmeras e consegue fazer gravações ininterruptas ou somente quando uma eventualidade específica for registrada. O sistema também pode gerar relatórios que apontam em que a empresa deve trabalhar para potencializar sua segurança.

Câmeras que captam imagens noturnas, por exemplo, oferecem ainda mais controle e segurança das instalações da empresa. Para você ter uma ideia, esses dispositivos, mesmo com a ausência da luz, conseguem dar zoom e identificar nitidamente o rosto de pessoas .

Integração com outros sistemas

As câmeras de monitoramento não são utilizadas somente para vigiar as ações de possíveis criminosos. Com a integração com outras tecnologias, como automação predial, alarmes e sistemas de telefonia IP, é possível acionar diversos equipamentos — como a liberação de catracas e cancelas —, controlar a climatização, acender ou apagar as luzes e mover o elevador para o andar desejado, graças à detecção de movimentos.

Um sistema que oferece um controle de acessos desse tipo permite que o profissional encarregado pelo monitoramento consiga, por exemplo, liberar acessos a departamentos restritos por meio da identificação facial, checar se quem está entrando na instituição é realmente a pessoa com o crachá apresentado, acionar o corpo de bombeiros em caso de incêndio ou acidentes e ligar sistemas que possam controlar o fogo.

Para que esse tipo de integração funcione de forma adequada, é necessário que a estruturação seja bem planejada e que a revisão/manutenção seja realizada periodicamente, a fim de garantir que todas as funcionalidades operem perfeitamente.

Monitoramento em qualquer lugar

A central de monitoramento não precisa, necessariamente, estar no local em que as câmeras estão instaladas. Isso significa que você ou um colaborador, mesmo estando em uma área longe da companhia, poderá acompanhar toda a movimentação no ambiente interno. Por exemplo, se você estiver em viagem e desejar saber como andam as coisas na sua ausência, também é possível ver os vídeos gerados pelas câmeras em um computador, smartphone ou tablet, bastando conectar-se à internet.

Economia para a empresa e proteção para os funcionários

De acordo com a lei trabalhista, um profissional de segurança deve exercer suas funções por, no máximo, 44 horas por semana. Levando-se em conta que uma semana equivale a 168 horas, seriam necessários pelo menos quatro seguranças para tomarem conta de um único posto de vigilância/monitoramento durante as 24 horas do dia, pelos sete dias da semana.

Além disso, é preciso considerar também que os funcionários têm direito a férias e que eles podem se ausentar em função de incidentes diversos, como problemas familiares e de saúde. Sendo assim, o ideal seria contratar mais uma pessoa para cobrir essas ocorrências, mesmo que fosse por mão de obra temporária.

Portanto, entre os benefícios do monitoramento eletrônico está a possibilidade de diminuir o quadro de funcionários, o que traz um retorno econômico significativo para a empresa.

Vale citar também que existem situações em que a presença de pessoas é necessária e não pode ser totalmente substituída por sistemas de monitoramento. Contudo, a segurança eletrônica apresenta vantagens que precisam ser levadas em conta na proteção dos funcionários.

Por exemplo, a instalação de interfones em portarias elimina o contato dos porteiros com o público externo, evitando que eles fiquem expostos aos perigos. Do mesmo modo, a presença de câmeras garante que o monitoramento seja realizado com mais cobertura/abrangência, sem a necessidade de os colaboradores sofrerem riscos diretos nas áreas que precisam ser checadas constantemente.

Inibição das ações

A grande maioria dos infratores é formada por pessoas oportunistas, que evitam ao máximo enfrentar grandes dificuldades para cometerem crimes. Dessa forma, eles costumam escolher ambientes menos protegidos, nos quais possam intervir com mais tranquilidade e com menor risco de serem identificados.

Quando esses criminosos se deparam com locais guardados por câmeras, alarmes, cercas elétricas e por outros sistemas de segurança, eles sequer cogitam a possibilidade de uma invasão. Geralmente, a presença de avisos que indicam que o local está devidamente equipado com sistemas de segurança eletrônica é o que basta para frustrar a ação dos infratores.

Controle de pessoal

Os colaboradores podem ser um grande problema para quem normalmente tem que lidar com mão de obra desqualificada. Seja pela falta de experiência, seja por má-fé de alguns funcionários, uma atividade pode sofrer inúmeros contratempos caso você não esteja sempre presente.

As câmeras de monitoramento são extremamente eficientes e práticas nessas situações. Com elas, você consegue controlar de perto seu pessoal em várias tarefas ao mesmo tempo. É possível descobrir quem está tendo dificuldades e quem está gerando problemas, podendo fazer a intervenção adequada antes que essas situações possam comprometer o andamento das atividades.

Além disso, as imagens captadas pelo sistema de vigilância podem ajudá-lo a tomar decisões mais justas quando for necessário resolver litígios (conflitos) dentro do ambiente de trabalho.

Por exemplo, se você está lidando com uma situação que envolve seus empregados, ou um cliente e sua equipe de serviços, suas incertezas podem ser esclarecidas imediatamente, graças ao auxílio das câmeras.

Esperamos que as informações deste post tenham convencido você a investir em câmeras de monitoramento na sua empresa. Aproveite esta oportunidade e entre em contato conosco pelo nosso site. Nós da ITA 24 Horas, temos a solução perfeita para os seus problemas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu