Entenda como otimizar a gestão de frotas da sua empresa

Entenda como otimizar a gestão de frotas da sua empresa

O panorama econômico brasileiro não está muito favorável devido à crise. O mercado fica cada vez mais competitivo. Assim, o empreendedor não deve se descuidar e a gestão de frotas é um dos segredos para aperfeiçoar seu negócio e ganhar destaque no seu nicho de trabalho.

Seu objetivo deve ser melhorar e refinar a frota, para que a eficiência e o aprimoramento garanta a redução de custos. Ou seja, vai muito além de apenas ter o cuidado com um conjunto de veículos ou organizar as suas operações, não é mesmo? 

Entenda agora como melhorar a gestão de frotas da sua empresa, continue lendo!

Por que fazer a gestão de frotas?

A gestão de frotas é muito importante para um negócio e está relacionada com veículos alugados ou comprados, os quais são utilizados por empresas ou órgãos governamentais.

Os empreendimentos necessitam dela para realizar o transporte, entregas, entre outros que, por esse meio, possam promover a redução de custos e aumentar a sua lucratividade. Assim, ter o controle da gestão de frotas de sua empresa é fundamental para a logística e sucesso do seu negócio.

Atente-se à manutenção dos veículos

A manutenção constante da frota é essencial para a melhora dos seus serviços, uma vez que evita imprevistos. Os cuidados antecipados ajudam na diminuição de gastos com consertos — e eventuais deslocamentos para “resgatar” veículos na estrada.

Além disso, nada mais acertado do que ter veículos preparados e disponíveis a todo momento e para qualquer situação que sua empresa necessite.

Administre os custos feitos por cada viagem

É do nosso conhecimento que cada veículo realiza uma rota diferente ou possui uma entrega de produto ou serviço diferente, Assim, cada percurso terá gastos diferentes quando comparamos com outra rota. Existem despesas que sempre são as mesmas, no entanto, as alternativas devem ser levadas em consideração.

Para controlar os custos por viagem, é preciso saber a quilometragem rodada, gastos dos motorista, desgaste dos veículos, entre outros que, ao final, poderão ultrapassar os limites estipulados pelo empresário.

Sendo assim, a administração correta evita tais surpresas e prevê aquilo que será gasto, visando sempre à redução de custos.

Observe a eficiência do consumo de combustível

É preciso ter cuidado com o veiculo usado: se ele necessita abastecer diversas vezes, a eficiência de consumo é baixa — sem que isso implique em melhores resultados no transporte — o resultado será de um maior gasto com a frota.

Assim, é essencial observar o consumo de combustível e acompanhar diretamente esses gastos. Nesse sentido, a monitoração, por meio de um sistema de gerenciamento, permite ter o controle total da quilometragem rodada que o equipamento recebe de cada veículo.

Use a automação para monitorar os prazos

É muito indicado automatizar o processo de monitoramento de prazos, uma vez que esse mecanismo permite fazer um acompanhamento da situação de cada entrega.

Isso ajuda a evitar atrasos indesejados (e multas) que comprometem a imagem de todo o empreendimento, além de passar uma imagem positiva ao cliente. 

Controle sua frota por meio do rastreamento veicular

Um dos grandes problemas que as empresas de logística passam são os atrasos e desvios de mercadorias. Isso acontece quando o motorista não seguiu uma rota adequada ou teve obstáculos como roubos ou péssimas condições da pista.

Então, as inovações tecnológicas devem ser utilizadas para melhorar o seu negócio e o rastreamento veicular ajuda no acompanhamento de sua frota, no melhor caminho a percorrer, bem como na segurança do próprio veículo. Contudo, deve-se escolher uma empresa competente e especializada no ramo da segurança eletrônica.

E aí, gostou do nosso post sobre como otimizar a gestão de frotas de sua empresa? Curta nossa página do facebook e fique por dentro desse e de outros assuntos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu