Como é um sistema de segurança para apartamento?

Como é um sistema de segurança para apartamento?

Administrar um prédio residencial pode se tornar uma tarefa mais simples e tranquila, se o condomínio contar com algumas estruturas, como um adequado sistema de segurança para apartamento. E isso é bastante óbvio: sem um mínimo de proteção à vida, não é possível falar na qualidade de uma moradia.

Continue com a leitura deste post e saiba mais sobre essa necessidade, os equipamentos disponíveis e as vantagens em sua instalação. Vamos em frente e confira!

Necessidade de investimentos em proteção

Não há como negar a triste realidade que afeta não só os grandes centros, como médias e pequenas cidades: o aumento da violência em geral — assaltos, invasões de lares, sequestros etc.

Já se foi a época em que residir em apartamentos ou condomínios fechados representava, por si só, uma proteção sem igual de moradia. É que o mundo do crime aprimora suas formas de atuação na mesma velocidade dos progressos tecnológicos.

Sendo assim, investir em sistemas de segurança é uma necessidade incontornável, inclusive e principalmente em prédios residenciais, dado que um maior número de indivíduos pode se sujeitar a uma mesma ação criminosa.

Sistema de segurança para apartamento

Existe, no mercado, uma ampla variedade de equipamentos voltados para a segurança predial, de fácil instalação e manuseio, os quais permitem tanto um controle local (um setor no interior do edifício) como externo (central de monitoramento). Vejamos alguns deles:

  • portaria virtual;

  • controle de acesso;

  • alarmes (individuais e coletivos);

  • cerca elétrica;

  • sensores de presença;

  • câmeras de monitoramento;

  • fechaduras digitais.

Porém, não basta adquirir o produto e instalá-lo no prédio ou em algumas de suas unidades. Faz-se necessário, igualmente, contar com uma equipe especializada para acompanhar seu funcionamento e operações.

Além disso, os próprios funcionários e moradores deverão ser treinados para saber como agir quando necessário — acidentes, tentativas de roubos ou furtos, incêndios etc. Como se vê, o desenho desse projeto deverá envolver várias partes interessadas: o morador, o administrador (síndico) e a empresa contratada.

A monitoria a distância é uma solução bastante aconselhável. As imagens retidas pelas câmeras podem ser encaminhadas para uma unidade externa, permitindo uma supervisão em tempo integral do condomínio — em caso de suspeita ou de detecção de invasores, as autoridades públicas (policiais e bombeiros) poderão ser rapidamente acionadas e encaminhadas ao local.

Benefícios e valorização patrimonial

Esses recursos poderão transformar os prédios e respectivos apartamentos em ambientes muito mais seguros, de modo a prevenir ou inibir a ação de criminosos. Um investimento com alto retorno, pois a valorização dos imóveis é automática. Um ganho duplo, portanto, pois, ao mesmo tempo em que se busca preservar a integridade física dos moradores, isso ainda se refletirá em acréscimos patrimoniais.

Percebeu como a instalação de um sistema de segurança para apartamento pode trazer diversos benefícios para os moradores e para a administração do condomínio? Não resta dúvida de que se trata de um investimento absolutamente necessário, por preservar o bem mais importante para qualquer pessoa: sua própria vida.

E agora que você está mais bem informado sobre o assunto, aproveite também para conhecer algumas vantagens na utilização de um sistema de segurança monitorado. Até breve!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu