Um dos problemas enfrentados na rotina das empresas é a perda de materiais. Além dos desperdícios, há ainda os casos de furtos, que representam um prejuízo anual de R$ 1 bilhão por ano no varejo brasileiro, segundo recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e de Mercado.
No Brasil, 70% das empresas sofrem com isso e 68% não conseguem recuperar o que foi perdido. Diante dessa realidade, é preciso criar mecanismos para evitar furtos de funcionários e clientes.
Com o objetivo de auxiliá-lo a manter um bom sistema de segurança, vamos mostrar neste post seis dicas que poderão fazer a diferença no dia a dia da sua corporação.
1. Faça um controle do estoque
Como o estoque é um local onde estão muitos materiais de alto valor, sem falar em matérias-primas, é preciso fazer um controle rigoroso dos produtos que entram e saem.
A primeira dica é manter um colaborador de confiança para realizar o serviço dentro do almoxarifado, que tenha empatia com a política da empresa.
Além disso, faça constantes inventários sobre a quantidade de materiais. Para isso, a utilização de um software de gestão integrada é fundamental para evitar perdas, trazendo ainda dados estatísticos que ajudam na administração da empresa.
2. Invista em abordagens preventivas
Seja para clientes, seja para colaboradores, a abordagem preventiva, feita de maneira discreta e respeitando os direitos dos cidadãos, é uma boa técnica para evitar furtos.
Geralmente, é difícil evitar o constrangimento, mas imagens de câmeras internas podem ajudar na garantia de eficácia na solução do problema.
Programas de participação nos lucros e resultados, assim como bonificações por produção, também são bons aliados para aumentar a motivação dos funcionários e, consequentemente, o espírito colaborativo com a missão da corporação.
Vale a pena contar com trabalhadores de confiança em determinados pontos estratégicos para inibir as ações mal-intencionadas.
3.Instrua a sua equipe
Treinamentos e palestras enfatizando a importância de o funcionário colaborar com a lucratividade da empresa ajudam a evitar perdas, já que o trabalhador começa a criar empatia com a corporação.
Para que os colaboradores se sintam parte do todo, vestindo realmente a camisa da empresa, é preciso oferecer benefícios que reflitam em boas ações. Entre elas, a preocupação em manter o emprego, fato que exige bons comportamentos.
4. Invista em tecnologia
Câmeras de vigilância são essenciais para evitar furtos de funcionários e clientes, principalmente nos pontos mais visados, como almoxarifado, setor de transportes, prateleiras de supermercados e locais de grande fluxo de pessoas.
É importante fazer uma minuciosa seleção dos funcionários que estarão de olho nas imagens, assim como de quem ficará caminhando pelo espaço físico.
Contar com empresas terceirizadas especializadas no setor de vigilância é uma boa opção, já que evita conchavos entre funcionários, reduzindo os casos de perdas.
5. Esteja sempre próximo dos colaboradores
Caminhar na linha de produção, ouvindo os funcionários e também estando aberto a críticas e sugestões é uma boa forma de prevenir furtos.
Afinal, a presença de um gestor ou supervisor de área sempre inibe ações contrárias às regras. Portanto, esteja sempre presente e fique de olhos bem abertos, inclusive tendo pessoas de confiança para passar relatórios e possíveis casos de desvios.
6. Proteja os produtos mais visados
Se a sua empresa produz determinado produto que tenha alto valor de mercado, é preciso seguir as orientações descritas para evitar furtos de funcionários.
Agora, se o principal foco for o varejo, a dica é manter os produtos mais caros protegidos por vitrines, com acesso apenas no momento da compra, sendo feito por um funcionário.
Isso evita grandes perdas, que representam um sério problema de desgaste financeiro entre empresários brasileiros.
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