5 dicas práticas para evitar roubos em sua loja

5 dicas práticas para evitar roubos em sua loja

Quem tem loja sabe: o comércio é um dos principais alvos dos ladrões. E o impacto pode ser muito negativo para os negócios, gerando sensação de insegurança não só nos clientes, como também nos funcionários. Outro ponto importante é o prejuízo financeiro, que influencia diretamente na estratégia de negócio de qualquer empresa.

Se você já passou por essa situação, sabe o quão negativa ela é. Pensando nesse contexto, separamos algumas dicas simples e úteis, que podem lhe ajudar a evitar que roubos aconteçam. Confira!

1. Invista em equipamentos de monitoramento

Uma boa dica para melhorar a segurança e diminuir os roubos em suas lojas é investir em equipamentos de monitoramento para o ambiente. Além de ajudar a proteger o estabelecimento, também nos momentos que está fechado, as câmeras e alarmes ajudam a intimidar os assaltantes e reprimir as suas ações.

Para aumentar a eficácia do sistema, você também pode instalar avisos informando que o ambiente é monitorado. Isso contribui bastante para inibir a ação de criminosos.

Outra dica é manter sempre trancados os itens mais valiosos, que podem ser facilmente desviados para uma bolsa ou jaqueta, por exemplo. E não se esqueça de cuidar também da segurança do seu estoque.

2. Fique atento aos pontos cegos da sua loja

Em todas as lojas sempre existe um ponto com menos visibilidade em relação à outros.

Estes pontos cegos são os favoritos dos ladrões e precisam de maior atenção. Por isso, não pense duas vezes antes de melhorar a segurança deles. Uma alternativa é instalar espelhos nos pontos mais estratégicos, permitindo que você fique sempre de olho nos seus produtos.

Outra dica é evitar prateleiras muito altas nestes pontos. Afinal, elas podem servir como aliadas dos ladrões neste pontos de difícil visibilidade.

Invista em treinamentos e prepare bem sua equipe

Contar com o apoio dos seus colaboradores é fundamental para garantir a segurança e evitar roubos na loja. Por isso, é importante investir em treinamentos e orientar seus funcionários a ficar sempre atentos à qualquer atitude suspeita. Além, é claro, de tomar cuidados para aumentar a segurança dos seus funcionários.

Técnicas como cumprimentar todos os clientes que entram ajudam a marcar presença e aumentam a sensação de monitoramento, afastando alguns ladrões.

3. Cuide do caixa e do estoque

Outra dica importante é manter sempre um controle cuidadoso da quantidade de itens no seu estoque e nos seus displays. Assim, você sempre vai saber o que tem na loja naquele momento e pode agir mais rapidamente quando perceber que algo está faltando.

O mesmo vale para o caixa da sua loja: é muito importante ficar de olho para garantir que ninguém furte o seu dinheiro. Também é importante tomar outros cuidados, como não deixar muito dinheiro na loja e utilizar cofres externos.

5. Seja organizado

Existem dois tipos de organização que podem fazer a diferença na hora de evitar roubos na sua loja. E o primeiro deles é a organização física.

Além do cuidado com o estoque, das prateleiras baixas e cuidado com os pontos cegos, lembre-se de cuidar também para que seus itens mais valiosos estejam nos lugares mais protegidos e que os itens mais difíceis de monitorar sejam também aqueles de baixo valor ou difícil furto.

A organização pessoal também é fundamental. Saber que funcionários devem estar na loja naquele momento e como eles devem se comportar diante de atitudes suspeitas é um primeiro passo. Porém, apenas isso não basta.

É fundamental que você se organize para atuar ativamente e evitar roubos na sua loja. Só assim você consegue garantir que o seu negócio esteja sempre protegido.

E se você deseja diminuir ainda mais os roubos em loja e aumentar a segurança do seu estabelecimento, confira também o nosso conteúdo sobre como contratar uma empresa de segurança. Pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu