O sistema de rastreamento veicular tem utilidades que vão além da recuperação de veículos. Por meio dessa ferramenta importante, o cliente tem a condição de explorar inúmeros benefícios ao monitorar a frota e os motoristas.
Entre essas utilidades está a possibilidade de recorrer de advertências de trânsito e também de eventuais multas injustificadas. As infrações de trânsito geram prejuízos ao encarecer os custos operacionais, mas, neste post você vai ver como é possível utilizar o rastreamento veicular a seu favor.
Ficou curioso? Continue lendo o artigo que preparamos!
Rastreamento veicular
Cada dia mais adotado nos veículos, o sistema de rastreamento tem eficiência comprovada na recuperação de veículos furtados ou roubados. Ele contribui na redução de custos com seguros e agiliza as buscas por um veículo extraviado.
O sistema permite que o usuário faça o monitoramento remoto do seu veículo por computador, telefone celular e também por meio de uma central de monitoramento que trabalha 24 horas por dia com profissionais qualificados para solucionar quaisquer dúvidas.
Relatórios gerenciais
Os relatórios gerenciais emitidos em tempo real informam quaisquer anormalidades durante o trabalho do motorista, como:
- saída da rota preestabelecida;
- paradas não programadas;
- alertas que ajudam o condutor a não exceder a velocidade permitida no trecho;
- violação de regras de trânsito;
- posição do condutor no trajeto.
Qualquer movimento imprevisto pode levar o condutor a cometer erros em alguns casos, não intencionais. Quando flagrados pelas autoridades de trânsito são multados e geram transtornos à empresa.
Os relatórios gerados por esse sistema fornecem subsídios para que o responsável pela frota possa recorrer de penalidades erroneamente lançadas pelas autoridades de trânsito reconhecidas pelo condutor do veículo durante seu deslocamento.
Em muitos casos é comum que placas, cor do veículo, hora da autuação não coincidam com as informações da frota. Por isto é possível buscar junto às autoridades de trânsito as devidas correções referentes à autuação emitida, o que pode até anular a irregularidade.
Controle do condutor
A intensificação das fiscalizações de trânsito nos últimos anos tem feito com que muitas empresas utilizem o rastreamento veicular para diminuir as despesas com infrações. A empresa ganha muito tempo ao utilizar equipamentos como o i-button ou cartão RFID.
Por meio de relatórios, esses equipamentos informam ao sistema o nome do condutor e o período no qual ele ficou com o veículo, facilitando ao responsável pela frota identificar o motorista que cometeu a infração.
Aliada do bolso
A tecnologia tem se transformado numa grande aliada para diminuir despesas operacionais e também custos indesejados, como apresentamos anteriormente. E a adoção de sistemas de rastreamento nas frotas tem contribuído de forma significativa neste papel.
Além disso, o rastreamento e o monitoramento veicular permitem a recuperação de forma mais rápida da frota interceptada. Eles previnem gastos extraordinários com combustível e outros elementos da manutenção veicular, já que é possível verificar a rota percorrida pelo condutor. A cada dia mais empresas têm adotado esses procedimentos para aumentar a qualidade, a confiabilidade e a eficiência de seus trabalhos.
Gostou destas dicas? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras notícias. Tudo para sua segurança e a do seu patrimônio.