Escolta armada: vale à pena para a empresa fazer esse investimento?

Escolta armada: vale à pena para a empresa fazer esse investimento?

Você sabe que a segurança dos produtos de sua empresa pode ficar comprometida durante as atividades de transporte, não é mesmo? Na verdade, não apenas ao longo de um trajeto, mas também durante as operações de carga e de descarga, que são os momentos mais suscetíveis.

Dessa forma, a melhor solução para a proteção durante as atividades coordenadas pela logística da empresa é a utilização de uma escolta armada. A garantia de segurança empresarial nessas situações de maior suscetibilidade do processo vale qualquer esforço.

Assim, continue com este post e saiba se vale a pena para a empresa o investimento em uma escolta armada.

Como funciona a escolta armada?

A escolta armada é uma forma de garantir segurança para o transporte de carga de qualquer natureza. Sua regulação se dá pela Polícia Federal, principalmente por meio de atos normativos desta instituição.

Trata-se de uma atividade realizada por empresa privada especializada, com agentes armados. Estes, por sua vez, acompanham o veículo (ou os veículos) em todo o seu deslocamento e durante as operações de carga e descarga.

De modo geral, para cada veículo a ser escoltado uma viatura o acompanha com, pelo menos, dois vigilantes devidamente armados. Recursos tecnológicos como monitoramento veicular via satélite e comunicação permanente com uma base de operações fortalecem ainda mais a segurança oferecida.

Os agentes de uma escolta armada devem ser devidamente capacitados e treinados para as possíveis situações a serem enfrentadas. No entanto, o grande objetivo do transporte utilizando a proteção de uma escolta armada é a prevenção, por meio do desencorajamento de ações de furto e roubo de carga.

Quais as suas vantagens?

A principal vantagem proporcionada pelo uso de uma escolta armada é justamente a segurança para as operações logísticas da empresa. A esse benefício podem ser facilmente acrescentadas outras vantagens, como:

  • sensação de segurança para os funcionários que operam nas atividades de carga, descarga e transporte dos produtos da empresa;
  • redução nos custos provocados por perdas e danos resultantes de furtos e roubos de carga;
  • redução da necessidade de acionamento dos seguros, em razão da ausência de sinistros;
  • diferencial de destaque oferecido pela empresa na concorrência de mercado;
  • maior tendência à fidelização de clientes.

Por essas razões, os serviços de proteção oferecidos por uma escolta armada devem ser considerados muito mais como um importante investimento da empresa do que simplesmente um custo a mais.

Em quais casos é necessária?

Alguns aspectos — como o tipo de carga, o trajeto a ser percorrido e a época em que o transporte está sendo efetuado — podem ser determinantes para a adoção da escolta armada como opção para a segurança do transporte.

Além disso, esse serviço pode ser ainda mais necessário para determinados tipos de produtos transportados. E, pela proteção que oferece, muitos outros segmentos diferenciados fazem uso da escolta armada. Assim, podem ser destacados os seguintes:

  • transporte de valores (dinheiro, cheques, títulos);
  • obras de arte;
  • equipamentos de informática;
  • medicamentos;
  • cigarros;
  • celulares;
  • produtos de frigoríficos.

Com isso, você percebeu que vale a pena investir na segurança proporcionada por uma escolta armada. Gostou deste post? Então, mantenha-se sempre atualizado. Continue conosco em nossa rede social. Acesse pelo Facebook.

Deixe uma resposta

Fechar Menu