A segurança do patrimônio é uma preocupação de todo gestor que reconhece a importância de garantir a sustentabilidade do negócio. É claro que isso envolve também a logística e os transportes. Por esse motivo, o seguro de carros para empresas é a opção ideal para driblar danos e prejuízos.
Afinal, essa atitude permite o privilégio de usufruir de um suporte feito por profissionais capacitados em caso de batidas, sinistros, furtos e outros problemas que comprometem a integridade dos veículos.
Pensando nisso, hoje nós vamos mostrar para você como funciona um seguro de frota e os principais benefícios de investir nessa prática. Continue a leitura!
Saiba como o seguro de carros para empresas funciona
Um número igual ou acima de dois veículos caracteriza o seguro frota. O serviço pode ser contratado por uma pessoa física ou jurídica. No segundo caso, a garantia contra os riscos cobertos pode ser estendida para os carros de subsidiários e coligados, bem como diretores e funcionários.
A contratação do seguro é realizada mediante proposta. Em seguida, é gerada uma apólice, que é o próprio contrato firmado entre a seguradora e o cliente. Vários aspectos são analisados antes disso, como quantidade de veículos, histórico de sinistros, localização da rota etc.
Existem dois tipos de modalidades de seguro: valor determinado e valor de mercado referenciado. O primeiro permite a definição de perda parcial com incidência de franquia ou indenização integral. O outro requer a consulta do valor na tabela de avaliação de veículos, inclusive isso deve ser definido na apólice.
Conheça os benefícios
O seguro de carros para empresas é uma excelente opção para você ter mais tranquilidade com a operação dos transportes. Os benefícios são muitos, conheça os principais:
Prevenir roubos e furtos dos veículos
Roubos e furtos são um tipo de cobertura que evita muitos aborrecimentos, pois salva você do prejuízo de perder o seu patrimônio para sempre. Os veículos são recuperados ou até mesmo repostos após a devida avaliação por meio do sinistro realizado.
Existem outras alternativas que incluem atendimento e reposição para veículos que sofrem incêndio, explosões e colisões. É preciso refletir bem antes de decidir, pois acidentes são mais comuns do que se imagina.
Contar com assistência 24 horas
Há alguns anos, a assistência se limitava a guinchos. Por acaso, se a bateria do seu carro pifasse em um local impróprio, provavelmente você não seria atendido em tempo hábil. Hoje, existem coberturas com abrangência de 24 horas.
Assim, é possível acionar a manutenção para resolver diversos problemas mecânicos e elétricos como panes, perda de chaves, troca de pneus, bateria ou mesmo obter um carro de reserva. Tudo isso e muito mais a qualquer hora do dia ou da noite.
Repor danos materiais de peças ou partes do carro danificadas
Além das coberturas convencionais, também é possível escolher serviços adicionais para os veículos da empresa. Por exemplo: reposição de bens por conta de mercadorias e valores presentes no automóvel que foram danificados ou levados.
Isso inclui ainda os danos causados por panes elétricas e aqueles em consequência de fenômenos da natureza, como enchentes, terremotos, tornados e outros tipos.
Como você viu, o seguro de carros para empresas é uma alternativa excelente para você proteger o seu patrimônio e, ao mesmo tempo, o bolso. Não é à toa que o ditado popular diz que uma pessoa prevenida vale por duas!
Quer saber mais sobre segurança de veículos? Aproveite para ler este artigo: Entenda como funciona um serviço de monitoramento veicular