Tabela Fipe para caminhões: como funciona?

Tabela Fipe para caminhões: como funciona?

Quem nunca ouviu falar da Fipe, não é mesmo? Seja na hora de avaliar o valor de um veículo usado ou até mesmo cotar um seguro, ela vem sempre à mão.

Você sabia que existe uma Tabela Fipe para caminhões? Acompanhe nosso post que você vai aprender tudo sobre ela!

O que é a Tabela Fipe?

A Fipe ficou conhecida por fornecer o preço médio dos veículos no Brasil, mas ela vai muito além disso. Criada em 1973 pela FEA-USP, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na verdade ela é uma tabela que mede o preço médio de certos produtos e serve como referência para negociações, compras e cálculo de depreciação.

Muito conhecida pelos frotistas, principalmente na hora de calcular o IPVA de seus veículos, essa tabela se tornou referência para o setor automotivo e é extremamente importante na hora de calcular a depreciação da frota, por exemplo, ajudando a saber se vale a pena manter um veículo ou vendê-lo.

Tabela Fipe para caminhões

Para realizar um cálculo mais preciso do valor de um veículo, a tabela utiliza três principais categorias e uma delas é a Tabela Fipe para caminhões:

  • carros e utilitários pequenos;

  • caminhões e micro-ônibus;

  • motos.

O principal intuito dessa divisão é fazer um melhor cálculo, principalmente da depreciação. Afinal, um carro de passeio não se submete ao transporte de cargas, nem àadiversos turnos e motoristas diferentes.

Isso tudo influencia no preço final do veículo com o passar dos anos e a tabela garante que você não pague mais do que deveria por um veículo da sua frota — quem é frotista sabe muito bem o valor desses veículos e também o porquê é tão importante investir em tecnologias como o rastreamento veícular.

Como consultar a Tabela Fipe para caminhões?

Para consultar o valor do seu caminhão, utilitário ou micro-ônibus na Table Fipe é muito fácil. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Acesse o site da Fipe;

  2. Clique em “Consulta de caminhões e micro-ônibus”;

  3. Selecione o período de referência que gostaria de consultar (geralmente o período mais atual, para um valor mais preciso);

  4. Depois, informe a marca do veículo, seguida pelo modelo e pelo ano;

  5. Para finalizar, clique em pesquisar.

Após esse processo simples, serão exibidos vários dados referentes ao veículo pesquisado. Os principais são o Código Fipe (geralmente usado pelas seguradoras), as descrições gerais do veículo e o Preço Médio (que é o dado mais importante).

Por que a Tabela Fipe para caminhões é importante?

Consultar a tabela é sempre importante para manter um registro do valor de seu veículo, mas para quem possui caminhões ela é especialmente importante: através dela é possível projetar a depreciação da sua frota e saber a hora certa de trocar de caminhão.

Fazendo isso, você vai economizar com manutenções e revisões e até reduzir seu custo operacional, já que quase não será tão afetado pela depreciação do veículo e, trocando por um novo regularmente, pode usufruir por mais tempo da garantia de fábrica do caminhão.

E aí, sabia de todas essas vantagens da Tabela Fipe para caminhões? Compartilhe com seus amigos frotistas e mostre para eles as vantagens de ficar de olho nela!

 

Este post tem 2 comentários

  1. Opa até que fim consegui achar a informação que estava
    precisando sobre esse assunto. Infelizmente são poucos
    sites no qual encontrei com a informação correta e bem
    escrito. Obrigado e compartilhei nio meu facebook com
    alguns colegas.

    1. AH que ótimo! Ficamos felizes por isso!

Deixe uma resposta

Fechar Menu