Cada organização preza por um tipo de segurança de acordo com a natureza da sua operação. Algumas precisam apenas de itens de segurança para espaço físico; outras requerem um cuidado maior e solicitam vigilância armada.
Se esse for o caso da sua empresa, confira 5 cuidados essenciais ao contratar uma empresa de vigilância armada. Afinal, esse é um serviço que demanda alto grau de especialização e permanente avaliação por parte de quem o contrata. Siga as dicas para não errar nessa contratação!
1. Confira o histórico da empresa contratada
Para fornecer serviços que envolvem vigilância armada, a empresa que presta essa atividade deve obedecer a uma série de exigências. Ela precisa estar legalmente autorizada para realizar a operação e deve manter um controle muito rigorosos de seu pessoal.
Verifique toda a documentação da instituição, licenças, certificados e outros itens necessários.
2. Verifique a experiência da empresa com outros clientes
Além de conferir a documentação, é muito importante consultar clientes e antigos clientes da prestadora de serviços para conferir como foi a experiência.
Os profissionais eram pontuais? Já aconteceu algum incidente com os colaboradores que faziam a vigilância armada? A empresa é flexível e aberta ao diálogo? Os valores cobrados pelo serviço realmente valem à pena? Uma boa indicação pode valer muito mais que um bom portfólio.
3. Garanta que a equipe tem acompanhamento permanente
Para trabalhar com vigilância armada, o profissional precisa estar em plena capacidade física e mental. Se a empresa presta um bom serviço de segurança, vai prezar também pela saúde integral de quem oferece esse serviço.
Confira se a empresa tem rotinas de treinamentos frequentes e se seus funcionários passam por avaliação constante. Muitas vezes é necessário ter um cuidado mais amplo com esse tipo de profissional, avaliando o histórico precedente e observando comportamentos e atitudes no dia a dia.
4. Assegure que a equipe cumpre as regras
As capacitações são fundamentais, mas às vezes podem ser necessárias outras formas de controle como protocolos específicos de conduta.
As orientações devem ficar muito claras para a equipe em relação ao uso de uniforme, colete à prova de balas, uso do armamento apenas em ambiente de trabalho, entre outras orientações essenciais. A falta de observações a esses itens pode colocar a equipe e toda a empresa em risco.
5. Mantenha o foco no atendimento
Por mais que a sua empresa necessite de segurança armada, é importante lembrar que esse não é o serviço da sua organização. Esse é um item que você precisa para a sua segurança e para manter a qualidade do seu serviço. Como um serviço de apoio, ele deve servir apenas para cumprir o papel destinado a ele. Essa mesma ideia deve ser verificada pelos prestadores de serviço. Eles devem ter a consciência que a educação, discrição, gentileza e perícia na prestação do serviço são essenciais ao cumprimento do dever.
Existem uma infinidade de serviços de segurança e sabemos que cada um requer uma especificidade. Para saber mais sobre esse universo, siga nossos canais nas redes sociais e receba conteúdo relevante e especializado!