Em momentos de crise como o que estamos vivenciando, diminuir drasticamente os custos operacionais tem sido a tônica das empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atividade.
Reduzir os custos com logística tem importância muito grande face ao montante que essa despesa significa no custo total do produto vendido.
Infelizmente, o nosso país ainda está longe de possuir uma infraestrutura de transportes e armazenagem condizente com a sua importância no cenário mundial. Pouca alternativa ao transporte rodoviário é ofertada, o que onera sobremaneira o custo com a logística de distribuição.
Neste post abordaremos algumas formas de diminuir os custos com logística. Confira!
Melhore a sua estrutura de armazenagem
O primeiro ponto a ser avaliado para a redução do seu custo com logística é sobre a sua central de distribuição ou mesmo expedição. Melhore a utilização do espaço físico com a utilização de estantes e racks. Avalie o leiaute, tanto para o recebimento quanto para a expedição.
Utilize a tecnologia da informação
Utilize as facilidades que a tecnologia da informação tem oferecido. Atualmente, no mercado, existe uma série de sistemas que podem auxiliar no gerenciamento de sua logística de armazenagem e distribuição. Alguns exemplos:
- gerenciamento de galpões;
- definição de rotas otimizadas;
- rastreamento veicular;
- otimização de cargas por veículo;
- cotação automática de custo de frete, entre outros.
A utilização dessas ferramentas possibilita melhor aproveitamento de seus recursos, bem como escolha das alternativas mais vantajosas para a contratação de serviço de terceiros.
Desenvolva rotas inteligentes
Independentemente de utilizar ou não um sistema para a definição de rotas, tenha como prática a otimização do deslocamento do seu veículo e da utilização máxima da sua capacidade de carga. É importante que tudo esteja dentro dos limites estabelecidos pela legislação.
Atualmente, novos pedágios têm entrado em funcionamento nas rodovias privatizadas. Se, por um lado, existe a melhoria na segurança e na manutenção das vias, por outro lado o custo aumenta. Assim sendo, é importante que exista uma avaliação dos trechos que serão percorridos e a utilização de veículos com o máximo de carga permitida.
Negocie com os fornecedores
Chame os seus fornecedores para uma renegociação. Faça novos orçamentos e seja transparente com os seus parceiros.
O momento exige redução das margens de lucro em todas as etapas do negócio. Sabemos que a crise é passageira, porém não sabemos ainda por quanto tempo ficaremos nesse cenário.
Exercite a sua arte de persuasão e diminua as suas despesas. Seus fornecedores sabem que a dificuldade está generalizada e farão de tudo para manter o seu contrato.
Use novos modais
Avalie a possibilidade de usar novos modais. Algumas regiões do país são dotadas de hidrovias que podem ser usadas. Há, também, modal ferroviário que pode ser uma boa alternativa.
Para distribuição de pequenas encomendas nas grandes cidades, estude a contratação de motoboys e até de ciclistas. O deslocamento nos grandes centros tem ficado a cada dia mais caótico, e estacionar tem sido quase uma tarefa impossível.
Às vezes, a utilização dos Correios pode ser uma opção interessante e econômica.
Modernize equipamentos de movimentação
Estude sempre a situação dos seus equipamentos de movimentação. Estamos falando de empilhadeiras, transpaleteiras, veículos de todos os portes, tratores, enfim todos os equipamentos utilizados para o transporte e armazenagem de produtos.
Se a sua empresa utiliza frota própria, analise a possibilidade de terceirização, bem como da troca de veículos com muito tempo de uso. Veículos antigos consomem mais e possuem alto custo de manutenção.
Agora que você já viu algumas alternativas para a redução de custos com logística, curta a nossa página no Facebook e ajude-nos a divulgar o nosso post.