Saiba como agir durante um assalto na sua empresa

Saiba como agir durante um assalto na sua empresa

A cada segundo, novos assaltos ocorrem em nosso país, tendo como alvo diversas empresas. Nessas horas, entrar em pânico ou recorrer à violência não são as melhores alternativas, por isso, saber como agir durante um assalto no trabalho é a melhor defesa contra os bandidos.

Um simples movimento pode custar uma vida, sendo necessário tomar outras medidas a fim de preservar a segurança de todos no local. De qualquer forma, conhecer algumas informações preventivas pode fazer toda a diferença antes, durante e após o roubo.

Nenhum funcionário ou até mesmo empresário gostaria de ser assaltado em seu local de trabalho. No entanto, para te orientar nessas situações, selecionamos algumas dicas sobre como agir durante um assalto. Confira!

Mantenha a calma

Manter a calma durante um assalto é um grande desafio, mas é a única saída.

Lembre-se de que, gritos e choros podem deixar o assaltante nervoso e influenciá-lo a tomar uma decisão impensada, como fazer um disparo com a arma, por exemplo. Dessa forma, para evitar maiores incidentes, respire fundo e aguarde a ação criminosa terminar com calma.

Agindo assim, ainda poderá tranquilizar os demais funcionários a partir do seu comportamento, transmitindo maior segurança a todos. 

Não faça movimentos bruscos

No mundo dos negócios, é fácil interpretar números e desenvolver estratégias para superar os concorrentes, no entanto, quando se está diante de um assalto, é impossível prever as reações do bandido.

Então evitar qualquer movimento é importante para não ocorrer um imprevisto. Levando em consideração esse critério, mantenha sempre as mãos em evidência e informe cada movimento seu, incluindo a hora de retirar os pertences para entregá-lo.

Transforme as frases negativas em positivas

Durante o roubo, é comum os ladrões gritarem palavras imperativas e ofensivas com o objetivo de causarem pânico em suas vítimas.

Entretanto, a maneira como essas palavras são ditas podem ser interpretadas de uma maneira mais otimista, além de serem capazes de transmitir maior tranquilidade para todos que estão sendo assaltados na empresa.

Quer um exemplo? Quando um assaltante ordenar para não se mexer, mentalize uma frase apassivadora para não entrar em pânico e evitar qualquer ação impulsiva. 

Fale somente quando for perguntado

Ainda que você seja bom em negociações, não adianta fazer o assaltante mudar de ideia com qualquer palavra, essa insistência apenas despertará mais agressividade nele.

Por essa razão, mantenha-se calado durante todo o assalto e apenas responda o que for perguntado, sem omitir qualquer informação. Não se esqueça ainda de falar frases curtas, respondendo de maneira positiva e honesta.

Feche as portas assim que o ladrão for embora e acione a polícia 

Assim que tudo terminar, o que tem a fazer é: verificar se todos os reféns estão bem, trancar todas as portas e acionar a polícia imediatamente. Agindo dessa maneira, você estará contribuindo para a preservação da cena do crime para a averiguação policial, e ainda dará um bom exemplo para todos os demais funcionários. 

Ative o botão de pânico

Para as empresas que possuem sistema de monitoramento 24 horas, fica mais fácil denunciar o ocorrido à central, por meio da ativação do botão de pânico que estará escondido sempre em lugares estratégicos.

Além disso, um sistema de monitoramento permite que a central visualize toda a ação no momento em que ela ocorre, tudo graças às câmeras de segurança. Outra vantagem é conseguir acionar a senha de coação no momento de desarmar o alarme — quando o assaltante solicita a ação. Como ela é diferente da senha usada tradicionalmente, o alarme será desarmado, mas a central receberá uma notificação sobre o ocorrido.

Todavia, para que esses recursos sejam bem executados no momento do assalto, torna-se indispensável realizar treinamentos com os colaboradores e todos da empresa, assim como repassar informações de segurança.

Como viu, a informação é a melhor arma contra situações como essas, por isso, saber como agir durante um assalto faz toda diferença. Quer manter-se atualizado com nosso conteúdo e aprender muito mais? Então curta nossa página no Facebook!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu