Qual a importância e relatórios de uso de veículos da frota?

Qual a importância e relatórios de uso de veículos da frota?

Para reduzir os custos em logística e otimizar a gestão, os relatórios sobre o uso de veículos da frota são uma prática fundamental para as empresas nos dias atuais. É preciso criar rotinas simples para a geração de dados atualizados, além de promover a análise de todas as informações de maneira estratégica.

Entenda, no artigo de hoje, qual é a importância desses processos para a gestão de frotas. Confira!

Como o uso dos veículos da frota pode ser fator de economia?

Atuar no setor de transporte de cargas é um desafio diário no Brasil. Impostos e taxas pesados, condições ruins na estrada e altos índices de roubo são alguns dos fatores negativos aos quais as empresas estão expostas.

Para driblar essas dificuldades, é fundamental investir em soluções que promovam a redução de gastos e preservem os veículos da frota, garantindo que a empresa tenha condições de atender a todos os seus clientes prontamente e de maneira eficaz.

Uma dessas soluções estratégicas é a produção de relatórios sobre o uso dos veículos da frota. Trata-se de documentos e planilhas, preferencialmente dinamizados em plataformas online, que informam sobre todas as condições dos carros, tais como rotas de viagem, necessidade de manutenção e tempo de uso, entre outras.

Esse acompanhamento é importante para otimizar o uso dos veículos da frota, garantindo que eles rodem em condições adequadas e evitando que fiquem parados no pátio, o que é um fator de prejuízo.

Para isso, é preciso que os gestores de frota, de acordo com o planejamento estratégico em logística, quais serão os pontos de controle para acompanhar sistematicamente a situação da frota, como você verá a seguir.

Quais são os pontos de controle possíveis?

O primeiro ponto de controle a ser aplicado para melhorar a experiência de uso dos veículos da frota é o plano de manutenção preventiva.

Com ele os gestores poderão programar antecipadamente as paradas para revisão dos veículos, gerando economia de tempo e de recursos financeiros, além de manter a frota sempre em condições de rodar.

Outro ponto de controle bastante útil é a previsão de demanda. Diante das diferenças entre o tipo e o volume de produto transportado em cada época do ano, as empresas podem preparar sua frota para atender os pedidos dos clientes sem sofrer com sobrecarga ou falta de demanda.

Por fim, a análise de rotas também é um ponto de controle bastante útil para a geração de relatórios sobre o uso dos veículos da frota. Com ela é possível readequar os trajetos, evitando áreas críticas que oferecem riscos como engarrafamentos e assaltos, e melhorando o aproveitamento dos mapas de viagem para atender aos clientes da forma mais rápida possível e gastando menos.

Considerando a necessidade de acesso a dados concretos e atualizados sobre a situação de cada um dos veículos da frota, o rastreamento veicular é uma alternativa extremamente vantajosa para as empresas.

Como o rastreamento veicular pode ajudar?

Ao gerar dados em tempo real sobre as condições dos veículos e das viagens, disponibilizando essas informações em uma plataforma online, o rastreamento veicular otimiza a gestão dos veículos da frota.

Além dos relatórios, é possível utilizar as análises fornecidas para tomar decisões quanto à organização de tarefas, à manutenção dos veículos e à capacitação dos colaboradores, entre outras iniciativas fundamentais para o sucesso em logística e transporte.

Quer entender melhor como o rastreamento veicular pode melhorar a gestão dos veículos da frota da sua empresa? Entre em contato com a ITA Proteção 24 Horas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu