Entenda como funciona um serviço de monitoramento veicular

Entenda como funciona um serviço de monitoramento veicular

O mundo fica mais perigoso a cada dia e por isso as pessoas procuram soluções para manter suas propriedades seguras. Com o avanço da tecnologia, o monitoramento veicular ganhou destaque nos últimos anos.

Neste artigo vamos explicar tudo sobre o serviço de monitoramento veicular.

Saiba o que é um rastreador de veículo

Os rastreadores são equipamentos que utilizam o sistema de GPS (Global Positioning System) ou radiofrequência (RF) para informar o local onde um veículo se encontra. Na maioria dos casos são pequenos e emitem sinais através de antenas.

Esses dados podem ser verificados pelo proprietário do veículo a qualquer instante pela internet. Assim, o carro fica mais seguro, sendo que em caso de roubo a polícia poderá encontrar com facilidade. 

Entenda como funciona o serviço de monitoramento veicular

Após a instalação do aparelho de rastreamento, o controle realizado por RF acontece pela triangulação de sinais que são transmitidos por grandes antenas receptoras, permitindo a localização até em locais cobertos.

O sistema de GPS utiliza 24 satélites que rodeiam a Terra. A cada instante, ao menos quatro deles são visíveis em qualquer local do globo. Os receptores captam os sinais codificados e transformam em coordenadas. Assim, os dados são transmitidos para as centrais de rastreamento veicular.

Instalação do equipamento

O equipamento é instalado próximo aos componentes elétricos do carro. Contam com bateria própria e outra fonte extra para energia para evitar falhas. Isso também funciona como uma trava em caso de acionamento.

A instalação deve ser realizada por pessoas capacitadas devido a sua alta complexidade. Prefira empresas qualificadas e reconhecidas. As companhias geralmente instalam o receptor em locais diferentes em cada veículo e não informam para o proprietário onde foi colocado. Isso ajuda a proteger o carro e também o usuário.

Benefícios para as empresas

As empresas podem utilizar o sistema de monitoramento para controlar a entrega de encomendas e produtos. Por meio dos dados oferecidos em tempo real, é possível conferir se o motorista está realizando o percurso indicado e seguindo o combinado. A carga fica segura, pois em caso de roubo a polícia conseguirá chegar rapidamente.

Vantagens do monitoramento veicular

Os veículos com rastreamento possuem seguro mais barato. A economia chega a até 25%. Um carro roubado que possua esse equipamento tem 98% de chance de ser encontrado. Se o dono for sequestrado, fica fácil encontrar a pessoa e também existe um botão para acionar em momentos de emergência. O proprietário pode marcar locais seguros para o veículo, sendo que, se esses limites forem ultrapassados, uma mensagem será enviada para o seu celular.

Mesmo com todos esses benefícios, o valor para instalar o equipamento é baixo, ajudando na proteção de qualquer veículo. O custo para diferentes modelos costuma não variar muito.

Central de monitoramento

Os serviços de monitoramento veicular contam com centrais ininterruptas de verificação. O dono também pode controlar, mas as centrais possuem profissionais especializados na área que ajudarão em caso de roubo e acionamento dos meios competentes. As prestadoras de serviço auxiliam o cliente a solucionar dúvidas em casos de anormalidades.

Gostou das informações sobre o serviço de monitoramento veicular? Então assine a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as novidades em seu e-mail.

Deixe uma resposta

Fechar Menu