Com qual frequência devo fazer a revisão dos veículos da empresa?

Com qual frequência devo fazer a revisão dos veículos da empresa?

A frota de veículos representa um importante patrimônio da empresa. Os carros corporativos são ferramentas fundamentais de trabalho para muitos colaboradores e costumam rodar com bastante frequência pelas ruas das cidades. 

O fato de serem equipamentos caros e de grande utilidade faz com que seja necessário tomar alguns cuidados durante a sua utilização. Entre esses cuidados encontra-se a realização das revisões periódicas.

Empresas que não tomam os devidos cuidados com a frota podem enfrentar indigestas surpresas, como um carro quebrado durante um serviço ou a necessidade de deixar um veículo na oficina durante muito tempo.

O problema pode acontecer porque os gestores não sabem ao certo qual é o momento ideal para fazer a revisão dos veículos da empresa. Neste post daremos algumas dicas para otimizar a demanda e não deixar mais os carros sem manutenção!

Conheça os veículos

Cada automóvel possui uma periodicidade certa para as revisões obrigatórias previstas pela garantia. Porém, geralmente elas são feitas a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. Os prazos exatos constam no manual dos veículos.

É importante que o colaborador responsável pela frota conheça essas informações. 

Faça um documento de controle das revisões

Depois de conhecer a periodicidade das revisões de cada veículo, é possível criar uma planilha de controle das próximas datas e quilometragens para não perder nenhuma informação. 

Basta uma planilha simples de controle para deixar o acompanhamento das revisões mais rigoroso e eficiente. 

Supervisione os veículos

Algumas ocorrências podem fazer com que a empresa tenha que adiantar a revisão de um veículo. Para saber se está tudo bem com a mecânica dos carros é preciso verificá-los com frequência. Antes do expediente acabar — e quando ele terminar, se possível — realize um check-up nas unidades da frota.

Alguns veículos são utilizados de maneira intensa e estão sujeitos ao aparecimento de problemas mecânicos. Para esses o importante é ainda ser mais meticuloso na inspeção e no controle de seu estado.

O procedimento pode ajudar a detectar problemas que são simples, mas que quando não corrigidos acarretam prejuízos bem maiores.

Quais os benefícios de fazer a revisão dos veículos da empresa?

Após o fim da garantia, as revisões se tornam um custo no orçamento, o que faz com que muitas empresas parem de seguir a periodicidade recomendada. Adiar as revisões veiculares pode ter um preço caro, como a necessidade de tirar o carro de circulação durante um tempo ou algo pior, como a necessidade de reposição ou um acidente de trabalho. 

O principal benefício das revisões é o bom funcionamento dos automóveis, porém, elas são fundamentais para garantir a segurança dos colaboradores e preservação do patrimônio da empresa.

Vale ressaltar que realizar manutenção preventiva é muito mais barato do que a manutenção corretiva.

Essas são algumas informações que toda empresa precisa ter em mente para não descuidar das revisões dos veículos de sua rota. Lembre-se que vistoriar os veículos representa um custo que se torna um investimento frente aos gastos com a remediação de um problema mecânico mais grave, por isso, não deixe de manter o calendários de revisões sempre atualizado!

Quer receber mais conteúdos exclusivos? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!

 

Este post tem 3 comentários

    1. Obrigada!!! 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu