A logística é um dos setores mais importantes de uma empresa. A qualidade e rapidez no serviço de transporte faz com que a organização consiga dar agilidade aos seus negócios, gastando pouco e maximizando seus lucros. Por isso, você que é o gestor da área, precisa cuidar da produtividade dos motoristas.
Um transporte de qualidade significa fazer com que a mercadoria chegue em segurança, com rapidez e baixo custo. E é necessário que a frota esteja sempre ocupada, para otimizar a logística da empresa.
Para conseguir sucesso, veja 6 dicas de como aumentar a produtividade dos motoristas da sua frota e garantir um resultado satisfatório nas entregas do seu setor:
1. Evite sobrecarregar os motoristas
Muitos gestores pensam que produtividade significa realizar muitas entregas no mesmo dia. Essa prática até pode potencializar os resultados no início, mas logo o desempenho dos motoristas começará a cair.
Como você sabe, as ruas e estradas brasileiras não estão em bom estado de conservação e a falta de segurança acaba fazendo com que os motoristas se cansem ainda mais. Se você fizer uma programação de entregas que considere algumas pausas ao longo do dia, certamente conseguirá mais produtividade ao final do processo.
Além disso, há a necessidade de zelar pela saúde dos profissionais, que podem sofrer com a sobrecarga de trabalho em caminhões pesados. Doenças como stress e fadiga muscular podem aparecer.
2. Contrate um sistema de rastreamento veicular
Com a violência e a falta de segurança dos dias atuais, você não pode abrir mão de um sistema de rastreamento veicular. Ele permite que você identifique qual motorista está dirigindo, bloqueie veículos roubados, contador de horas trabalhadas, além da restrição da utilização dos veículos para uso particular.
Conheça mais das vantagens desse sistema.
3. Reúna-se com a equipe constantemente
O setor de logística costuma enfrentar muitos problemas de comunicação. Isso ocorre porque a equipe de motoristas está sempre realizando viagens e entregas e quase nunca é possível reunir-se com todos esses colaboradores ao mesmo tempo.
Acredite: as reuniões periódicas podem ser muito saudáveis para o seu negócio. Não é necessário realizar encontros diários, mas em uma reunião mensal é possível alinhar objetivos, demonstrar erros cometidos, propor soluções e reconhecer bons trabalhos.
Além disso, os motoristas enfrentam diferentes situações ao longo do dia e em um encontro, podem trocar experiências — o que enriquece o seu negócio.
4. Comunique-se em tempo real
Agilidade é fundamental na logística, principalmente na hora de solucionar imprevistos. Para garantir que nada afete as entregas programadas, adote um sistema de comunicação que mantenha a central e os motoristas sempre conectados, evitando falhas e demora na tomada de decisão.
5. Cuide da manutenção da frota
Qualquer veículo da frota parado representa um enorme prejuízo para a sua empresa. Para evitar esse problema fique atento à manutenção preventiva, cumprindo o cronograma estabelecido para cada um deles.
Se você tiver dificuldades para fazer isso, em virtude do tamanho da frota, faça uma planilha no Excel com as datas de todas as manutenções realizadas, os serviços que foram feitos e a programação para as próximas visitas à oficina.
6. Use um GPS
Hoje em dia, é inadmissível que um setor de logística não opere com um sistema de navegação. Essa ferramenta é muito importante para mostrar a exata localização de todos os carros da frota e o destino final de cada um.
Além disso, o GPS ainda orienta o motorista para que ele não erre o caminho, e consiga entregar em menos tempo. É possível também programar rotas alternativas para fugir de engarrafamentos e obstáculos na pista.
Se você seguir essas dicas, seu setor de logística certamente terá maior produtividade dos motoristas e contribuirá para o bom resultado da organização. Agora, aproveite e compartilhe este conteúdo com seus colegas gestores, e colabore com o trabalho deles!